terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Jiu Jitsu: Breve hitórico.

O Jiu-Jitsu originou-se por volta do século XV no Japão, uma característica fundamental nessa prática é a necessidade de domínio e equilíbrio do corpo, acreditasse que essa concepção surgiu a partir da observação de um médico Japonês, Shirobei Akiyama que percebeu que os galhos mais fortes de uma árvore não suportam o peso da neve por muito tempo, ao contrário dos galhos mais fracos e finos, que por serem flexíveis fazem com que a neve escorra.

O jiu-jitsu foi introduzido no Brasil por Yomato Maida, o conde Koma, que teve como aluno Carlos Gracie, que foi quem passou a difundir o jiu-jitsu no país. Seu irmão, Hélio Gracie, foi o principal divulgador do jiu-jitsu no Brasil e tornou-se um mito nesta arte. O jiu-jitsu é considerado a arte marcial mais antiga, e significa “arte suave”. O espírito de defesa é a essência do jiu-jitsu.

Os Gracie´s

A roupa utilizada no jiu-jitsu é o Kimono. A aula de jiu-jitsu é começada através do “aquecimento” (onde você corre, faz flexões, abdominais). Logo em seguida, vem a “técnica” (onde o professor ensina aos alunos as mais recentes técnicas da luta). Por último, vem o “treino” (onde os alunos colocam em prática todo o conhecimento do esporte, lutando uns contra os outros).

O jiu-jitsu é dividido em níveis (que são demonstrados através das faixas): branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta e vermelha. A faixa branca é para os iniciantes, de qualquer idade. A cinza para os alunos de 4 à 6 anos. A amarela para os alunos de 7 à 15 anos. A laranja para os alunos de 10 à 15 anos. A verde para os alunos de 13 à 15 anos. A azul e a roxa para os alunos de 16 anos ou mais. A marrom para os alunos de 18 anos ou mais. A preta para os alunos de 19 anos ou mais. As idades devem ser calculadas pelo ano do nascimento do aluno, assim, a idade do atleta é sempre a que ele irá completar no ano corrente. Existe um tempo mínimo para o aluno trocar de faixa, que varia de acordo com a cor de tal.

O lutador de jiu-jitsu aprende golpes que sejam capazes de forçar o seu adversário a desistir da luta, sem machucá-lo. Eles aprendem golpes para imobilizarem seus oponentes. Usam o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo. Um dos fatores que diferencia o jiu-jitsu é que a grande maioria das finalizações acontece no chão

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Remédios Caseiros.

Às vezes, não é necessário intoxicar-nos com medicamentos químicos. Remédios caseiros podem ser igualmente eficazes, às vezes até mais. Mas não se esqueça: consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento, mesmo os caseiros. Confira algumas soluções do tempo da vovó, mas que funcionam de verdade:

1 – CANJA DE GALINHA

Usada para tratar resfriados comuns. Servida há anos para crianças afetadas pelo tempo, a canja de galinha é um remédio bastante comum e eficaz, principalmente nas épocas frias.

2 – ÓLEO DE CRAVO

Indicado para dores de dentes. O óleo de cravo é uma ótima fonte de eugenol, um bactericida natural. Deve ser administrado colocando-se algumas gotas em 1/4 de colher de chá de azeite de oliva. Aplica-se um algodão umedecido com a mistura no local afetado. Mas tenha cuidado: o óleo de cravo puro, não diluído, em contato com a boca pode provocar queimaduras.

3 - BICARBONATO DE SÓDIO

Para incômodos estomacais. Normalmente usado na cozinha, o bicarbonato é o ingrediente principal na maioria dos antiácidos. Funciona através de uma reação com o excesso de suco gástrico, tornando o pH (*) do estômago mais neutro. Uma colher de chá dissolvida em um copo d’água é uma maneira fácil de ajudar a sua digestão. O gosto não muito agradável, mas dá para suportar.
(*) pH é o símbolo para a medida físico-química que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.

4 – LEITE INTEGRAL

Recomendado no tratamento de bolhas de herpes. A herpes ainda não tem cura conhecida, mas existem maneiras de acelerar a recuperação da pele danificada. Um modo simples é tomar leite integral, que contém monocaprina. Esta substância diminui a atividade do vírus e promove a recuperação das áreas afetadas.

5 – MEL DE ABELHAS

Para garganta inflamada. Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel de abelhas já foi comprovado cientificamente como tão eficaz quanto qualquer outro medicamento.

6 – VINAGRE

Recomendado no tratamento das queimaduras de Sol. Aplicar vinagre na pele, puro ou diluído em água, com um borrifador, alivia as dores. Cobrir a área queimada durante a noite com uma toalha umedecida também ajuda.

7 – TALCO

Usado em cabelos oleosos. Na correria da vida moderna, às vezes não dá tempo nem para um banho. Nesses casos, o talco pode ser usado para esconder o cabelo oleoso. Uma colher de chá espalhada pelo cabelo, com um pente ou as mãos, é o suficiente.



(fonte: http://www.vocesabia.net)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atividade Física: Qual sua importância?

Preguiça e qualidade de vida não combinam. Mas também não é preciso muito esforço para evitar doenças e viver melhor.

Além do fator estético, uma atividade física ajuda a normalizar sua pressão arterial, retarda o envelhecimento, evita o estresse e a depressão e estimula a produção de endorfina, substância que dá sensação de prazer e aumento do bem-estar. Também melhora o sono, fortalece os ossos e ligamentos, diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular e equilibra a produção de diversos hormônios.

Veja algumas dicas relacionadas ao mundo das atividades físicas.

ESCOLHENDO SEU TREINO

Cada pessoa tem uma estrutura física compatível com seu corpo. Por isso, fuja dos programas padronizados, que não respeitam as particularidades de cada um. Procure atividades que lhe tragam uma sensação de prazer durante sua realização. Além das atividades tradicionais oferecidas dentro das academias, temos outras atividades como dança, natação, escalada, ciclismo, trekking etc. Basta escolher a que mais combina com você.

CUIDADO COM A MÁ-CIRCULAÇÃO!

Quem trabalha sentado tem tendência à má-circulação do sangue e acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo. Procure levantar da mesa a cada uma hora, andar um pouquinho, espreguiçar, deixar o elevador de lado e subir/descer a escada. Cuidado também com a postura, pois a incidência de dores na coluna na população é muito alta.

EVITE A LER/DORT!

Para quem digita muito ou fica o dia todo no computador, é recomendável ter uma bola de fisioterapia sempre à mão para aquecer os músculos e tendões antes de iniciar o expediente. Além disso, realizar pausas a cada uma hora de trabalho para movimentar e alongar a musculatura evita futuros desconfortos.

CUIDADO COM O FUTEBOL DE FINAL DE SEMANA

Surtos eventuais de atividade física intensa (ex: jogar futebol só de domingo) não trazem benefícios à saúde, muito pelo contrário: eles podem ser perigosos para o coração e as chances de lesão aumentam. O ideal é exercitar-se todos os dias e não apenas uma vez na semana.


MUSCULAÇÃO

Durante uma sessão de musculação é possível perder de 300 a 450 calorias, além de aumentar e definir a massa muscular, reduzir o risco de lesões e trabalhar a postura corporal. Mas atenção! Não exagere no volume do treino, pois pode haver sobrecarga do músculo. Se praticar a cada dia um grupo de exercícios, pelo menos 5 vezes por semana, os resultados serão percebidos entre 45 e 60 dias. Além disso uma pessoa com maior quantidade de músculos tem um metabolismo basal mais acelerado.

EXERCÍCIOS PARA DIABÉTICOS

Pesquisas comprovam que a atividade física regular é benéfica para o diabético. A contração muscular, provocada pelo exercício, ajuda o corpo a assimilar boa parte do excesso de glicose no sangue.


CUIDADO COM A BARRIGA DE CHOPE

O acúmulo de gordura na região abdominal eleva a propensão aos males cardíacos, sendo os homens os mais afetados. O tipo de gordura que se deposita nessa região tem grande facilidade de migrar das artérias para o coração, aumentando o risco de desenvolver doença cardiovascular.

CUIDE DA POSTURA

O estilo de vida sedentário leva à fraqueza muscular e à frouxidão dos ligamentos, provocando dor e sobrecarga à coluna. O exercício físico é a base fundamental para fortalecer a musculatura e reeducar a postura.

EXERCÍCIOS PARA DORES NA COLUNA

Os exercícios mais eficientes no alívio dos problemas de coluna são os alongamentos. A hidroginástica também é uma opção para quem quer se exercitar sem prejudicar a coluna, devido à diminuição do peso corporal na água. Atividades como musculação e pilates também auxiliam no fortalecimento da musculatura que envolve a coluna, diminuindo a sobrecarga nesta região e melhorando a postura.

VOCÊ JÁ SABE O SEU IMC?

A Organização Mundial de Saúde utiliza o IMC (Índice de Massa Corporal) para determinar se uma pessoa está com peso saudável ou se está acima/abaixo do peso. A faixa saudável está entre 20 a 25. Cálculo do IMC: seu peso dividido pela altura ao quadrado.

FREQÜÊNCIA CARDÍACA IDEAL

Existem inúmeras fórmulas para se calcular a FC máxima. Mas a fórmula mais fácil é: 220 - idade = freqüência cardíaca máxima (100%). O percentual da freqüência cardíaca que deve ser mantido durante a prática de exercícios varia de acordo com a atividade, os objetivos e o condicionamento físico de cada um. Por isso a importância de praticarmos a atividade física sob a orientação de um profissional saiba trabalhar com esses valor a fim de conseguirmos obter os melhores resultados através do treinamento.

CÂIMBRAS MUSCULARES

A câimbra é uma contração involuntária do músculo, geralmente causada pela falta de flexibilidade e/ou de água e potássio. Como prevenção, procure sempre realizar aquecimento antes de começar qualquer exercício, hidratar-se e ingerir alimentos ricos em potássio, como banana e tomate.

PROGRAMA

Um programa regular de exercícios físicos deve possuir pelo menos três componentes: um componente aeróbio, que mobiliza grandes massas musculares (esteira, bicicleta, natação), um de sobrecarga muscular (musculação, ou atualmente chamado treinamento resistido) e um de flexibilidade (alongamentos).

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Stress: tá bom, mas não se irrite!

O estresse pode tornar uma pessoa irritada, impaciente e impossibilitada de se concentrar em tarefas. Outras pessoas perdem o sono ou descontam a ansiedade comendo alimentos nada saudáveis.
Para os que sofrem diariamente com situações de estresse, existem boas notícias: independente da falta de tempo e do número de obrigações a serem cumpridas, sempre há uma maneira de controlar o estresse.

Causas do estresse

Basicamente, o estresse surge devido ao número de exigências e obrigações, de diversos níveis, que as pessoas recebem todos os dias. Essas exigências são físicas, mentais, emocionais, e até mesmo de natureza química. A palavra “estresse” é utilizada tanto a situação estressante quanto os sintomas vivenciados sob sua influência (resposta ao estresse).

O estresse ativa o sistema nervoso simpático, estimulando a liberação de hormônios por todo o corpo da pessoa estressada. Esses hormônios dão energia a pessoa, como a reação de “luta ou fuga” (espécie de “alarme” que toca internamente em situações que o corpo se encontra em perigo).

A reação de “luta ou fuga” faz o coração bater mais rápido. A pessoa pode se sentir muito nervosa e com dificuldades para respirar. A curto prazo, a reação de “luta ou fuga” provoca modificações que permitem a pessoa lidar com situações de estresse.

Quando a situação de estresse é enfrentada (ou mesmo quando algum acontecimento estressante é apenas lembrado) as alterações hormonais deixam o corpo em estado de grande excitação, preparando a pessoa para a ação.

O estresse pode ser positivo (como a ansiedade antes de uma festa de aniversário ou recebimento de algum prêmio, por exemplo) ou negativo (discussão no trânsito ou briga com chefe, por exemplo), dependendo da situação. Se contínuos, podem levar à perda de produtividade, problemas de saúde e exaustão.


Quais são os sintomas?

Os sintomas do estresse variam bastante entre uma pessoa e outra, mas geralmente, todas as pessoas se sentem pressionadas e sobrecarregadas. Outros sintomas são:

Queixas de dores físicas (dores de estômago, de cabeça, no peito, náuseas, diarréia, sensação de dormência ou formigamento em mãos, braços e rosto).

Mudanças de comportamento em casa (choro sem motivo, raiva inexplicável, explosões temperamentais).

Problemas para adormecer, pouco sono ou sono exagerado, pesadelos.

Dificuldade de comunicação e alterações na personalidade, como por exemplo, exigir mais atenção que o
usual ou se tornar uma pessoa quieta.

Impaciência, intolerância e irritabilidade.

Quem está vivenciado algumas dessas características têm chances de estar em um nível alto de estresse. Se não controlado, o estresse pode levar a sentimentos permanentes de desamparo, ou mesmo ao
desenvolvimento de doenças como a depressão e ansiedade.

Muitas vezes os sintomas do estresse são confundidos com estas doenças. Uma das principais formas de diferenciar é que o estresse normalmente cede quando a situação estressante é afastada.

6 estratégias para controlar o stress

1. Identifique as fontes do estresse
Tente descobrir os desencadeantes. Você se sente ansioso antes de uma prova? Está com a agenda cheia de compromissos? Talvez você esteja além do limite, e se sente irritado e cansado. Após identificar as fontes, tente minimizá-las o máximo possível.

2. Fale e compartilhe
Explique ao seu professor que está tendo problemas com alguma matéria, por exemplo. Converse com amigos sobre como está se sentindo. Expor os sentimentos sem ser julgado é essencial para manter uma boa saúde mental e lidar melhor com estresse.

3. Reserve mais tempo para você
Antes que você chegue ao limite máximo, procure um tempo para ficar só. Um tempo para fazer o que quiser, longe das preocupações e responsabilidades do mundo. As vezes este tempo tem que ser obrigatório, ou seja, reservado para uma atividade de relaxamento ou lazer.

4. Defina limites
Não tenha medo de dizer “não” antes de assumir grande número de compromissos, especialmente se você está equilibrando seu tempo entre faculdade, trabalho e atividades extracurriculares. É importante saber definir as prioridades, para não se sobrecarregar. Dizer “não” pode, alem de ajudá-lo a controlar o estresse, dar-lhe mais controle sobre sua vida.

5. Controle a respiração
Respirar pode medir e alterar o seu estado psicológico, fazendo um momento estressante aumentar ou diminuir de intensidade. Prestando atenção em sua respiração. Inspirar profundamente e em seguida soltar o ar lentamente é uma excelente técnica para se sentir mais relaxado.

6. Exercite-se diariamente
Exercícios aumentam a liberação de endorfina, substancias produzidas naturalmente no cérebro que trazem sentimentos de tranqüilidade. Muitos estudos mostram que o exercício, juntamente com o aumento da liberação de endorfina realmente faz aumentar a confiança e auto-estima e reduzir as tensões. Além do mais, se você já andou por vários quilômetros, você sabe como é difícil pensar em seus problemas, quando a sua mente está focada em andar.

O stress pode deixar as pessoas doentes?

O problema do estresse é que ele é cumulativo. Em outras palavras, se você não tiver uma boa maneira de lidar com o estresse ou contrabalançar a reação de “luta ou fuga”, a constante exposição aos hormônios sobrecarregam o corpo.

Alterações nos níveis de hormônios produzidos pelo stress podem prejudicar a saúde. Quando os níveis de stress aumentam, acontece uma superprodução de hormônios que enfraquecem o sistema imunitário. Isto pode levar a problemas físicos e psicológicos.

Quando devo procurar ajuda?

Quando o estresse interromper a sua vida, causando problemas na hora de dormir ou fizer você se sentir ansioso e fora de controle, fale com um profissional da saúde. Ele poderá recomendar um terapeuta que poderá oferecer apoio e dar-lhe alguns conselhos práticos na forma de lidar com o estresse sem deixá-lo assumir a sua vida.
Um sinal de alerta é quanto a sensação de estresse invade situações não relacionadas a ele, como o convívio social, familiar e os momentos de lazer.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Curiosidades sobre Perda de Peso



CURIOSIDADES A RESPEITO DA QUEIMA DE CALORIAS.

Dormindo 8 horas por noite - queima 480 calorias.

Pegar meia hora de trânsito - queima 54 calorias.

Meia hora num Shopping Center – queima 120 calorias

Oito horas de trabalho – queima 900 calorias .

Mastigar a comida no almoço – 84 calorias.

Bater papo por uma hora e meia durante o dia -queima180 calorias

Pode parecer brincadeira , mas tudo isto serve para lembrar que sem exagerar na alimentação, seu organismo não guarda calorias nos pneus da cintura . Pense nisto e dê uma ajuda fazendo exercícios.


COMO CALCULAR SUA NECESSIDADE DIÁRIA DE CALORIAS.


665 + ( 9,6 x peso em kg.) + (1,7 X altura em cm) – (4,7 X idade em anos)= necessidade diária de calorias.

OBS: Pessoas sedentárias: acrescente 30% no resultado.

Pratica atividade física moderada: acrescente 50%

Pratica atividade física intensa: acrescente 100%

OBS: O cálculo é somente para se ter uma noção da quantidade de calorias a serem ingeridas diariamente para que o organismo funcione bem e com saúde.

CALORIAS GASTAS EM EXERCÍCOS.
Gasto de calorias em 01 hora:

Caminhada 342 calorias

Corrida 780 calorias.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Obesidade no mundo: Leve este assunto à sério.

A obesidade é o aumento exponencial de gordura, de forma que o excesso de peso começa a causar diversos problemas de saúde. Ela pode ser identificada de muitas formas, entre elas, através do IMC (Índice de Massa Corpórea). Muitas doenças estão associadas à obesidade e é grande o número de óbitos decorrentes desse desequilíbrio.

As doenças mais comuns derivadas da obesidade são cardiovasculares, diabetes, apneia e osteoartrite. Alguns fatores podem gerar o sobrepeso em uma pessoa, como o estilo de vida, origem genética e outras doenças.

O estilo de vida sedentário, regado a alimentos e bebidas ricos em gordura e açúcar se tornou mais comum nos últimos 25 anos. O desenvolvimento da tecnologia para trazer conforto ao ser humano fez com que o gasto de calorias diminuísse muito durante o cotidiano. Isso contribui muito para o aumento de gordura no corpo.

A origem genética pode influenciar para o desenvolvimento da obesidade. O desequilíbrio metabólico e alterações hormonais podem alterar o apetite e a forma como o corpo reage para absorver e utilizar gordura. Por isso, é importante notar desde a infância o peso ideal e logo condicionar a pessoa a um estilo de vida saudável.

Além de condições físicas fatores psicológicos podem estar ligados à obesidade. Pessoas que comem sem moderação para tentar aliviar fobias tendem a desenvolver a doença.

Depois de instalada, a pessoa obesa sofre discriminações sociais. Para a sociedade o bonito é magro, e não gordo. Além disso, as pessoas obesas necessitam de condições especiais para certas atividades comuns. O obeso tem dificuldade para sentar em cadeiras comuns e precisa de vestuário especial.

Para tratamento é recomendada dieta, exercício físico e cirurgia. Concomitantemente com o tratamento médico é feito o acompanhamento psicológico. Normalmente o obeso que emagrece separa sua vida em duas fases: antes e depois de superar a doença.

Hoje, a obesidade é considerada como um crescente problema de saúde pública. Estima-se que no mundo haja 300 milhões de obesos.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Três dicas básicas para não desistir da atividade física

As festas de final de ano acabaram. Muitos estão de férias, seja do trabalho ou dos estudos. As horas do dia passam e o calor dentro de casa aliado à sensação de quilos a mais engordados com os exageros na alimentação e nas bebidas fazem com que finalmente a pessoa queira colocar em prática aquela velha promessa: começar a fazer atividade física.
                     
Para que isso não seja, mais uma vez, um desafio deixado de lado, o educador físico Jarman Gilberto Borrazzo, 30 anos, afirma que pelo menos três costumes básicos podem ajudar as pessoas na adaptação à prática regular dos exercícios físicos: estar bem acompanhado, encontrar um local para a prática perto de casa e sempre priorizar o prazer, e não a estética.

Uma das mais importantes, segundo Borrazzo, é procurar fazer a prática esportiva acompanhado de pessoas queridas. O casal pode aproveitar uma caminhada no parque para contar os acontecimentos do dia enquanto cada um estava em seu trabalho.

Um treino na academia feito com uma galera de amigos é mais do que praticar exercícios: é dar risada com as piadas dos conhecidos e ainda poder acompanhá-los em uma rodada de suco depois de suar na esteira e nos pinos.

O educador também aconselha que a pessoa procure locais próximos de casa para praticar exercício físico. Afinal, pelo menos em Maringá, não é tarefa das mais difíceis encontrar uma academia, um parque ou uma ATI.

Embora a situação financeira nem sempre contribua para isso (nem todo mundo tem dinheiro para praticar tênis ou natação, por exemplo), Borrazzo diz que é preciso também sentir prazer com a prática de exercícios físicos. O que significa optar pela modalidade esportiva que mais lhe agrada. Se não gosta de levantar peso, tente a bicicleta. Se também não lhe agradou, há sempre a turma do futebol.

O prazer na prática, diz ele, conta mais pontos do que a beleza. "Percebo que quem busca atividade física só almejando a estética e não o prazer tende a desistir mais rápido".

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Caminhadas e corridas: Você sabe porque balançamos os braços?

A pesquisa foi realizada em parceria com a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e revelou algo que há muito tempo intrigava os cientistas.

Por que balançamos os braços ao caminhar ? Você já notou que a mão que vai à frente é oposta à perna que executa o passo?

Perguntas como estas intrigavam cientistas de todo o mundo há bastante tempo. Acreditava-se que o balanço dos braços era um resquício evolutivo de nossos antepassados quadrúpedes.

No entanto, cientistas da TU Delft (Universitade de Tecnologia de Delft) e da Universidade de Michigan realizaram uma pesquisa e descobriram o verdadeiro motivo do balanço de nossos braços enquanto andamos. Eles construíram um modelo mecânico para se ter uma idéia da dinâmica do movimento e contaram com o apoio de dez voluntários.

Aos voluntários foi pedido que caminhassem de um lado para o outro normalmente, depois com os braços presos ao corpo e, por fim, com os braços movimentando-se em sincronia com os passos de cada perna.


Os pesquisadores constataram que segurar os braços enquanto se caminha requer 12% a mais de gasto metabólico do que andar normalmente.

Quando se faz o movimento conhecido como antibalanço, no qual o braço que vai à frente é do mesmo lado que a perna que excuta o passo, é necessário 26% a mais de energia.

Com os resultados, os cientistas conluíram que o movimento dos braços contrabalança o movimento giratório do corpo durante a caminhada, além de suavizar o movimento e diminuir a necessidade de gasto energético.

“Longe de ser um resquício facultativo das necessidades locomotoras de nossos ancestrais quadrúpedes, o balanço dos braços é uma parte integral da economia energética do caminhar humano”, concluíram os pesquisadores.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

BODY JAM


Funk, groove, techno, hip-hop, ritmos latinos, street dance e disco. Uma mesma aula de ginástica pode incluir todos esses ritmos: o Body Jam. Ao contrário do que pode parecer, não precisa ser um exímio dançarino para praticar essa modalidade esportiva.

A técnica do Body Jam é licenciada por uma empresa neozelandesa e chegou ao Brasil há cerca de dez anos. Trata-se de uma aula pré-corografada pela Body Systems, empresa detentora dos direitos no Brasil e, a cada três meses, os professores licenciados recebem pacotes com novas seqüências.

Pode-se dizer que o Body Jam é uma forma mais fácil de fazer aula de dança. Os procedimentos do body jam são bastante parecidos com o de uma aula de ginástica normal, sendo que misturados a passos de dança: tem aquecimento, alongamento e relaxamento ao final de cada aula.

BENEFÍCIOS:

- Como é uma atividade aeróbica, o Body Jam queima calorias e faz perder peso.

- Por ser uma aula pré-coreografada, o Body Jam dá segurança ao aluno, que não tem de aprender movimentos novos a cada dia. Ele vai aprendendo as coreografias de acordo com o seu rendimento.

- Outros benefícios do Body Jam são o desenvolvimento da coordenação motora, da evolução cardio-respiratória e melhora do preparo físico.

Período mínimo para fazer efeito:

- Normalmente, os primeiros efeitos do Body Jam começam a aparecer depois de 90 dias fazendo de duas a três aulas semanais. Mas essa marca é bastante variável, uma vez que depende de outros fatores como hábitos alimentares e metabolismo de cada praticante.

Gasto calórico médio:

- O gasto calórico médio é de 600 kcal/h, em uma aula avançada. Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas, do piso e tamanho do campo.

Quem pode fazer:

- O esporte é indicado para pessoas que procurem emagrecer e melhorar o seu condicionamento cardiovascular.
- Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de coluna devem consultar um médico antes de começar a treinar.
- Um exame e aconselhamento médico antes de começar é essencial.
- A faixa etária é bastante elástica, variando de 15 anos - quando a estrutura óssea já está mais desenvolvida até a idade adulta. Não é recomendada para pessoas da terceira idade, uma vez que se trata de uma atividade de movimentos fortes e de alto impacto.

Dicas do especialista:


"Ter paciência no início, encarar a aula como uma diversão, deixando de lado a preocupação excessiva com a coreografia e levar para o lado de extravazar a energia e qualidade de vida, o aluno precisa usar a coreografia como uma ferramenta de integração entre mente corpo e expressão livre ", diz o Educador Físico Kim Samuel, professor de Body Jam na Academia Alternativa - Unidade Cidade Baixa.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Óleo de Cozinha: Você está descartando certo?



Sabe o óleo de cozinha, de soja, girassol ou canola, por exemplo, freqüentemente utilizado em frituras. Pois bem, sem falar no mal que o excesso pode causar ao organismo, ele também faz um enorme mal ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento.

Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto,  cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

A academia Alternativa, sempre engajada em ações sociais, virou adepta a coleta de óleo de cozinha, disponibilizando em suas duas sedes um posto de coleta, que é recolhido semanalmente por uma empresa responsável pela reciclagem.

Para quem ainda não sabe o que fazer com seu óleo de cozinha, aí vai os endereços das duas sedes para que você possa descartar seu óleo com segurança sem prejudicar o meio ambiente. O primeiro é Rua São Luís, 444, bairro Santana (fone: 3061.2966) e o segundo é Rua da República, 524, bairro Cidade Baixa (fone:3211.0524).

O óleo deve ser trazido, de preferência, em uma garrafa Pet ou em recipiente de vidro.

Se nenhuma das sedes da Alternativa está próximo a você, procure o local mais próximo para descarte de óleo.

(fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br)

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Zumba – Dança e Exercício: uma combinação perfeita


O que é Zumba?

Zumba é um popular programa de fitness inspirado em danças latina. A Zumba surgiu na década de 90 e atualmente está inserida nas academias como uma febre sob o nome de Zumba Fitness. A nova modalidade mistura exercícios físicos com ritmos latinos, e cada vez faz mais sucesso pelo intenso fortalecimento muscular, condicionamento cardiorrespiratório e perda de peso. O melhor de tudo é que não se percebe o cansaço, já que a dança  entrete e anima, sem movimentos repetitivos típicos de uma sessão de caminhada na esteira ou mesmo uma aula de spinning.

A Palavra “Zumba” vem de uma palavra colombiana que significa mover-se rapidamente e se divertir, que é apenas como as pessoas descrevem a rotina. Usando a música latina otimista em conjunto com exercício cardiovascular, Zumba é uma dança aeróbica, que é muito divertida e fácil de aprender.

O criador deste programa, que já virou mania no mundo, é o colombiano  Beto Perez, que devido ao sucesso da Zumba foi coreógrafo do clipe Waka Waka. Se somente o nome não lhe faz lembrar do que se trata, este clipe foi o que ficou muito famoso na última copa do mundo na voz e nos quadris da cantora Shakira! Para se ter noção do sucesso, Beto Perez e dois empresários criaram uma empresa voltada somente para a Zumba, que começou nos Estados Unidos e conseguiu difundir o ritmo por 111 países até então.

Zumba é bom para perda de peso?

Zumba parece ser uma ótima escolha de fitness, misturando intervalos cardio com treinamento de resistência. Muitos especialistas acreditam que uma combinação de resistência maximiza o gasto de calorias, queima de gordura e tonificação corporal total. Zumba mistura os movimentos fáceis de seguir com passos de dança e divertimento. As pessoas parecem se esquecer dos problemas da vida durante uma sessão de Zumba, permitindo-lhes fazer mais exercícios e queimar mais calorias.

Como é uma aula de Zumba?

Uma sessão de Zumba dura cerca de uma hora e incorpora vários estilos de dança incluindo a cumbia, merengue, salsa, reggae, mambo, rumba, flamenco e calypso. A música latina inclui ritmos rápidos e lentos, permitindo um grande treino cardio, assim como exercícios para definir o corpo. Dependendo do instrutor, você pode até obter um sabor da dança do ventre ou do hip-hop, também.

Os passos básicos são originários da Salsa, Merengue, Cumbia e do Reggaeton, todos adpatados ao fitness, porém o Axé vem aparecendo como um forte representante dos ritmos brasileiros.

Zumba é para você?

Se você gosta de alto astral, motivação, música e gosta de experimentar movimentos únicos e combinações, Zumba pode ser o seu bilhete para o fitness. Com milhares de instrutores de Zumba em todo o mundo, e atualmente ganhando espaço no Brasil, você pode achar facilmente uma academia com aulas de Zumba. 

A academia Alternativa foi a pioneira do Zumba no sul do país, contando com dois professores credenciados no ZIN (Zumba Instructor), são eles, Cariziane Ramos e Kim Samuel.

O resultado disso tudo é muita gente bonita, em forma e bem humorada pelo mundo todo.

Tá esperando o que pra conhecer?!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Anabolizantes esteroides

"Cresce o número de pessoas que adere ao uso de esteróides anabolizantes para moldar o corpo e ganhar força, resistência e velocidade. Sem qualquer controle, o medicamento, apesar de ser proibido, é oferecido principalmente em academias de ginástica. Os danos causados por seu uso, entretanto, podem ser irreversíveis. O problema já está sendo visto como um caso de saúde pública". 



A busca de corpos esculpidos à base de remédio está levando jovens de aparência saudável a um vício muitas vezes sem volta. O motivo é o uso dos chamados esteroides anabolizantes. Apesar de não haver estatísticas, sabe-se que vem crescendo o número de consumidores da droga. E não são apenas os atletas em busca de mais força, velocidade, e resistência dos músculos os únicos a usá-lo. Homens, jovens e mulheres que querem apenas ganhar massa corporal em pouco tempo também se deixam seduzir pelos efeitos da droga. O abuso desse medicamento não é novidade. O maior problema, atualmente, segundo especialistas, é a adesão às drogas nas academias convencionais.

"Muitas vezes, é o próprio instrutor quem chega para o aluno e diz que seu desenvolvimento chegou ao limite. Aí vem a sedução pelos anabolizantes", explica Fernando Vítor Lima, professor da Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Treinamento Esportivo. Nas lojas de suplementos nutricionais, a situação não é diferente: "O charlatanismo é muito grande nesse meio. As pessoas receitam o produto como se soubessem tudo sobre ele. Quem compra, na verdade está pagando pelo sonho de um corpo perfeito, na verdade, de uma ilusão, porque os problemas ocasionados são muitos", orienta.


Nos Estados Unidos, os anabolizantes já são considerados uma droga proibida, que só pode ser vendida com receita médica. Na Suécia, existem serviços que encaminham os usuários para tratamento, como se ele fosse um viciado em droga. No Brasil, segundo o professor, apesar da proibição de venda, a Vigilância Sanitária é falha e os esteróides continuam sendo consumidos em larga escala.

O uso indiscriminado desses esteróides teve início em 1930, com alguns fisiculturistas e atletas que buscavam desenvolvimento muscular rápido e melhora de performance. Com o passar dos anos, o uso se estendeu para esportistas amadores, frequentadores de academias e adolescentes.

O que são Esteróides Anabolizantes?

Os anabolizantes são substâncias sintéticas similares aos hormônios sexuais masculinos e promovem, portanto, um aumento da massa muscular (efeito anabolizante) e o desenvolvimento de caracteres masculinizantes. A massa corporal aumenta porque eles aumentam a capacidade do corpo de absorver proteína, além de reter líquido provocando o inchaço dos músculos.

Geralmente, os anabolizantes, ou "bombas", como também são chamados, são tomados oralmente em cápsulas/tabletes, ou injetados no músculo. Muitas vezes, as drogas são usadas em associação de até três tipos diferentes e em doses 100 vezes maiores que as preconizadas por tratamento médico. Anadrol, Oxadrin e Durabolin são alguns exemplos de esteróides.

Embora muita gente não saiba, o anabolizante tem uso na medicina, para casos de osteoporose, deficiência de crescimento, problemas hormonais masculinos, como o hipogonadismo. Entretanto, só é ministrado em doses terapêuticas e necessitam sempre de prescrição médica para serem adquiridos. "Os médicos receitam doses de, no máximo, 15 mg enquanto que os fisiculturistas chegam a tomar até 300 mg", diz Fernando.

Consequências do uso de Anabolizantes

O efeito de um corpo saudável com os anabolizantes é apenas aparente. Está provado que seu uso só gera danos à saúde. Os efeitos colaterais das superdosagens são muitos. A pessoa pode desenvolver problemas no fígado, inclusive câncer, redução da função sexual, derrame cerebral, alterações de comportamento com aumento da agressividade e nervosismo, aparecimento de acne. Ao todo, 69 efeitos colaterais já foram documentados.

Em garotos e homens existe a diminuição da produção de esperma, retração dos testículos, impotência sexual, dificuldade ou dor ao urinar, calvície, desenvolvimento irreversível de mamas.

Em adolescentes de ambos os sexos, também pode ocorrer parada prematura do crescimento, tornado-os mais baixos que outros, não usuários de anabolizantes.
A parada brusca do uso de anabolizantes também pode produzir sintomas como depressão, fadiga, insônia, diminuição da libido, dores de cabeça, dores musculares e desejo de tomar mais anabolizantes.

O uso compartilhado de esteróides por seringas e agulhas não esterilizadas é comum e pode expor o indivíduo a doenças como Aids, hepatites B e C e endocardite bacteriana.



Caminho sem Volta

Segundo o professor Fernando, não se sabe até que ponto os problemas ocasionados pelo uso das "bombas" são reversíveis. "Os casos têm que ser analisados de forma isolada porque cada organismo reage de um jeito ao uso do esteróide. Em muitos casos, o nível de comprometimento das funções é tão grande que não há opção de cura. Várias pessoas já morreram por causa do uso indiscriminado dos anabolizantes", adverte.

Por tantos riscos e inconvenientes, o uso indiscriminado de anabolizantes deve ser desencorajado, banido do meio esportivo. Para Fernando, a grande arma capaz de resolver esse problema são as campanhas educativas. " O uso de esteróides já se tornou um caso de saúde pública. O governo tem que tomar providências", completa.

(fonte: http://boasaude.uol.com.br)