Às vezes, não é necessário intoxicar-nos com medicamentos químicos. Remédios caseiros podem ser igualmente eficazes, às vezes até mais. Mas não se esqueça: consulte um médico antes de tomar qualquer medicamento, mesmo os caseiros. Confira algumas soluções do tempo da vovó, mas que funcionam de verdade:
1 – CANJA DE GALINHA
Usada para tratar resfriados comuns. Servida há anos para crianças afetadas pelo tempo, a canja de galinha é um remédio bastante comum e eficaz, principalmente nas épocas frias.
2 – ÓLEO DE CRAVO
Indicado para dores de dentes. O óleo de cravo é uma ótima fonte de eugenol, um bactericida natural. Deve ser administrado colocando-se algumas gotas em 1/4 de colher de chá de azeite de oliva. Aplica-se um algodão umedecido com a mistura no local afetado. Mas tenha cuidado: o óleo de cravo puro, não diluído, em contato com a boca pode provocar queimaduras.
3 - BICARBONATO DE SÓDIO
Para incômodos estomacais. Normalmente usado na cozinha, o bicarbonato é o ingrediente principal na maioria dos antiácidos. Funciona através de uma reação com o excesso de suco gástrico, tornando o pH (*) do estômago mais neutro. Uma colher de chá dissolvida em um copo d’água é uma maneira fácil de ajudar a sua digestão. O gosto não muito agradável, mas dá para suportar.
(*) pH é o símbolo para a medida físico-química que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa.
4 – LEITE INTEGRAL
Recomendado no tratamento de bolhas de herpes. A herpes ainda não tem cura conhecida, mas existem maneiras de acelerar a recuperação da pele danificada. Um modo simples é tomar leite integral, que contém monocaprina. Esta substância diminui a atividade do vírus e promove a recuperação das áreas afetadas.
5 – MEL DE ABELHAS
Para garganta inflamada. Consumido sozinho ou como ingrediente de um chá com limão e gengibre, o mel de abelhas já foi comprovado cientificamente como tão eficaz quanto qualquer outro medicamento.
6 – VINAGRE
Recomendado no tratamento das queimaduras de Sol. Aplicar vinagre na pele, puro ou diluído em água, com um borrifador, alivia as dores. Cobrir a área queimada durante a noite com uma toalha umedecida também ajuda.
7 – TALCO
Usado em cabelos oleosos. Na correria da vida moderna, às vezes não dá tempo nem para um banho. Nesses casos, o talco pode ser usado para esconder o cabelo oleoso. Uma colher de chá espalhada pelo cabelo, com um pente ou as mãos, é o suficiente.
(fonte: http://www.vocesabia.net)
Nenhum comentário:
Postar um comentário