O jiu-jitsu foi introduzido no Brasil por Yomato Maida, o conde Koma, que teve como aluno Carlos Gracie, que foi quem passou a difundir o jiu-jitsu no país. Seu irmão, Hélio Gracie, foi o principal divulgador do jiu-jitsu no Brasil e tornou-se um mito nesta arte. O jiu-jitsu é considerado a arte marcial mais antiga, e significa “arte suave”. O espírito de defesa é a essência do jiu-jitsu.
Os Gracie´s |
A roupa utilizada no jiu-jitsu é o Kimono. A aula de jiu-jitsu é começada através do “aquecimento” (onde você corre, faz flexões, abdominais). Logo em seguida, vem a “técnica” (onde o professor ensina aos alunos as mais recentes técnicas da luta). Por último, vem o “treino” (onde os alunos colocam em prática todo o conhecimento do esporte, lutando uns contra os outros).
O jiu-jitsu é dividido em níveis (que são demonstrados através das faixas): branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta e vermelha. A faixa branca é para os iniciantes, de qualquer idade. A cinza para os alunos de 4 à 6 anos. A amarela para os alunos de 7 à 15 anos. A laranja para os alunos de 10 à 15 anos. A verde para os alunos de 13 à 15 anos. A azul e a roxa para os alunos de 16 anos ou mais. A marrom para os alunos de 18 anos ou mais. A preta para os alunos de 19 anos ou mais. As idades devem ser calculadas pelo ano do nascimento do aluno, assim, a idade do atleta é sempre a que ele irá completar no ano corrente. Existe um tempo mínimo para o aluno trocar de faixa, que varia de acordo com a cor de tal.
O lutador de jiu-jitsu aprende golpes que sejam capazes de forçar o seu adversário a desistir da luta, sem machucá-lo. Eles aprendem golpes para imobilizarem seus oponentes. Usam o peso e a força de seu adversário contra ele mesmo. Um dos fatores que diferencia o jiu-jitsu é que a grande maioria das finalizações acontece no chão
Nenhum comentário:
Postar um comentário