quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Atividade Física: Qual sua importância?

Preguiça e qualidade de vida não combinam. Mas também não é preciso muito esforço para evitar doenças e viver melhor.

Além do fator estético, uma atividade física ajuda a normalizar sua pressão arterial, retarda o envelhecimento, evita o estresse e a depressão e estimula a produção de endorfina, substância que dá sensação de prazer e aumento do bem-estar. Também melhora o sono, fortalece os ossos e ligamentos, diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular e equilibra a produção de diversos hormônios.

Veja algumas dicas relacionadas ao mundo das atividades físicas.

ESCOLHENDO SEU TREINO

Cada pessoa tem uma estrutura física compatível com seu corpo. Por isso, fuja dos programas padronizados, que não respeitam as particularidades de cada um. Procure atividades que lhe tragam uma sensação de prazer durante sua realização. Além das atividades tradicionais oferecidas dentro das academias, temos outras atividades como dança, natação, escalada, ciclismo, trekking etc. Basta escolher a que mais combina com você.

CUIDADO COM A MÁ-CIRCULAÇÃO!

Quem trabalha sentado tem tendência à má-circulação do sangue e acúmulo de gordura em determinadas regiões do corpo. Procure levantar da mesa a cada uma hora, andar um pouquinho, espreguiçar, deixar o elevador de lado e subir/descer a escada. Cuidado também com a postura, pois a incidência de dores na coluna na população é muito alta.

EVITE A LER/DORT!

Para quem digita muito ou fica o dia todo no computador, é recomendável ter uma bola de fisioterapia sempre à mão para aquecer os músculos e tendões antes de iniciar o expediente. Além disso, realizar pausas a cada uma hora de trabalho para movimentar e alongar a musculatura evita futuros desconfortos.

CUIDADO COM O FUTEBOL DE FINAL DE SEMANA

Surtos eventuais de atividade física intensa (ex: jogar futebol só de domingo) não trazem benefícios à saúde, muito pelo contrário: eles podem ser perigosos para o coração e as chances de lesão aumentam. O ideal é exercitar-se todos os dias e não apenas uma vez na semana.


MUSCULAÇÃO

Durante uma sessão de musculação é possível perder de 300 a 450 calorias, além de aumentar e definir a massa muscular, reduzir o risco de lesões e trabalhar a postura corporal. Mas atenção! Não exagere no volume do treino, pois pode haver sobrecarga do músculo. Se praticar a cada dia um grupo de exercícios, pelo menos 5 vezes por semana, os resultados serão percebidos entre 45 e 60 dias. Além disso uma pessoa com maior quantidade de músculos tem um metabolismo basal mais acelerado.

EXERCÍCIOS PARA DIABÉTICOS

Pesquisas comprovam que a atividade física regular é benéfica para o diabético. A contração muscular, provocada pelo exercício, ajuda o corpo a assimilar boa parte do excesso de glicose no sangue.


CUIDADO COM A BARRIGA DE CHOPE

O acúmulo de gordura na região abdominal eleva a propensão aos males cardíacos, sendo os homens os mais afetados. O tipo de gordura que se deposita nessa região tem grande facilidade de migrar das artérias para o coração, aumentando o risco de desenvolver doença cardiovascular.

CUIDE DA POSTURA

O estilo de vida sedentário leva à fraqueza muscular e à frouxidão dos ligamentos, provocando dor e sobrecarga à coluna. O exercício físico é a base fundamental para fortalecer a musculatura e reeducar a postura.

EXERCÍCIOS PARA DORES NA COLUNA

Os exercícios mais eficientes no alívio dos problemas de coluna são os alongamentos. A hidroginástica também é uma opção para quem quer se exercitar sem prejudicar a coluna, devido à diminuição do peso corporal na água. Atividades como musculação e pilates também auxiliam no fortalecimento da musculatura que envolve a coluna, diminuindo a sobrecarga nesta região e melhorando a postura.

VOCÊ JÁ SABE O SEU IMC?

A Organização Mundial de Saúde utiliza o IMC (Índice de Massa Corporal) para determinar se uma pessoa está com peso saudável ou se está acima/abaixo do peso. A faixa saudável está entre 20 a 25. Cálculo do IMC: seu peso dividido pela altura ao quadrado.

FREQÜÊNCIA CARDÍACA IDEAL

Existem inúmeras fórmulas para se calcular a FC máxima. Mas a fórmula mais fácil é: 220 - idade = freqüência cardíaca máxima (100%). O percentual da freqüência cardíaca que deve ser mantido durante a prática de exercícios varia de acordo com a atividade, os objetivos e o condicionamento físico de cada um. Por isso a importância de praticarmos a atividade física sob a orientação de um profissional saiba trabalhar com esses valor a fim de conseguirmos obter os melhores resultados através do treinamento.

CÂIMBRAS MUSCULARES

A câimbra é uma contração involuntária do músculo, geralmente causada pela falta de flexibilidade e/ou de água e potássio. Como prevenção, procure sempre realizar aquecimento antes de começar qualquer exercício, hidratar-se e ingerir alimentos ricos em potássio, como banana e tomate.

PROGRAMA

Um programa regular de exercícios físicos deve possuir pelo menos três componentes: um componente aeróbio, que mobiliza grandes massas musculares (esteira, bicicleta, natação), um de sobrecarga muscular (musculação, ou atualmente chamado treinamento resistido) e um de flexibilidade (alongamentos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário