sexta-feira, 6 de janeiro de 2012
BODY JAM
Funk, groove, techno, hip-hop, ritmos latinos, street dance e disco. Uma mesma aula de ginástica pode incluir todos esses ritmos: o Body Jam. Ao contrário do que pode parecer, não precisa ser um exímio dançarino para praticar essa modalidade esportiva.
A técnica do Body Jam é licenciada por uma empresa neozelandesa e chegou ao Brasil há cerca de dez anos. Trata-se de uma aula pré-corografada pela Body Systems, empresa detentora dos direitos no Brasil e, a cada três meses, os professores licenciados recebem pacotes com novas seqüências.
Pode-se dizer que o Body Jam é uma forma mais fácil de fazer aula de dança. Os procedimentos do body jam são bastante parecidos com o de uma aula de ginástica normal, sendo que misturados a passos de dança: tem aquecimento, alongamento e relaxamento ao final de cada aula.
BENEFÍCIOS:
- Como é uma atividade aeróbica, o Body Jam queima calorias e faz perder peso.
- Por ser uma aula pré-coreografada, o Body Jam dá segurança ao aluno, que não tem de aprender movimentos novos a cada dia. Ele vai aprendendo as coreografias de acordo com o seu rendimento.
- Outros benefícios do Body Jam são o desenvolvimento da coordenação motora, da evolução cardio-respiratória e melhora do preparo físico.
Período mínimo para fazer efeito:
- Normalmente, os primeiros efeitos do Body Jam começam a aparecer depois de 90 dias fazendo de duas a três aulas semanais. Mas essa marca é bastante variável, uma vez que depende de outros fatores como hábitos alimentares e metabolismo de cada praticante.
Gasto calórico médio:
- O gasto calórico médio é de 600 kcal/h, em uma aula avançada. Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa, além das condições climáticas, do piso e tamanho do campo.
Quem pode fazer:
- O esporte é indicado para pessoas que procurem emagrecer e melhorar o seu condicionamento cardiovascular.
- Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios ou de coluna devem consultar um médico antes de começar a treinar.
- Um exame e aconselhamento médico antes de começar é essencial.
- A faixa etária é bastante elástica, variando de 15 anos - quando a estrutura óssea já está mais desenvolvida até a idade adulta. Não é recomendada para pessoas da terceira idade, uma vez que se trata de uma atividade de movimentos fortes e de alto impacto.
Dicas do especialista:
"Ter paciência no início, encarar a aula como uma diversão, deixando de lado a preocupação excessiva com a coreografia e levar para o lado de extravazar a energia e qualidade de vida, o aluno precisa usar a coreografia como uma ferramenta de integração entre mente corpo e expressão livre ", diz o Educador Físico Kim Samuel, professor de Body Jam na Academia Alternativa - Unidade Cidade Baixa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário