quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Alternativa Mountain Board Team - Márcio Da Guedes.

No ano de 2010 a Academia Alternativa fechou parceria com o Atleta de mountainboard Márcio Gomes (DaGuedes), e abaixo segue um depoimento do atleta enviado por email a Alternativa, contando resumidamente como foi seu ano no esporte.

Porto Alegre, 30/12/2010

Bom dia amigos!

Estava esperando receber o Ranking oficial para enviar em anexo, mas como não quero deixar para o ano que vem, vou antecipar o comunicado oficial:

Em 2010 obtivemos além dos resultados pretendidos, é claro que poderia ser melhor, mas assim a meta para 2011 fica mais audaciosa.

No Caburé, obtive os três primeiros lugares da Master, conclui manobras que estava treinando o ano todo e ainda fiz o melhor tempo da pista entre todos da América do Sul e fiquei menos de um segundo atrás do campeão mundial, Tom Kirkman.

Tem que ter muita perna e preparo físico pra chegar aqui, ainda mais disputando com gente de 20 a 30 anos, no auge da disposição. E eu nos meus 37!


Assim encerramos o ano com os seguintes títulos:

Bi campeão sul americano Big Air Master, 
Bi campeão sul americano Boarder Cross Master,
Bi campeão sul americano Down Hill Master,

Bi campeão brasileiro Big Air Master
Vice campeão brasiliero Boarder Cross Master,
Vice campeão brasiliero Down Hill Master,
Vice campeão brasileiro Slope Style Master

Campeão Brasileiro Open Slope Style - evento único em São Bernardo do Campo/SP
Vice Campeão Brasileiro Open Big Air - evento único em São Bernardo do Campo/SP

Foram muitos títulos e experiências, mas o melhor de tudo foi ter conquistado todos estes e ter treinado diretamente sem lesões sérias ou que comprometessem meu desempenho, isso graças ao treinamento que venho fazendo na academia Alternativa.

Claro, que nos últimos meses tive menos assiduidade devido aos compromissos de trabalho e necessidade de intervalos pós campeonatos, mas em 2011 pretendo voltar com mais intensidade!

Estou preparando uma seleção de fotos e um DVD com o programa Adrenalina sobre Mountain Board que foi sensacional!

Que 2011 seja mais que 10!

Muito obrigado pelo apoio e reconhecimento proporcionados até então e espero poder contar da mesma forma em 2011!

Abraço,

Márcio DaGuedes!
----------------------------------------------------------------//----------------------------------------------------------------


Valeu Da Guedes, por dar a honra a Alternativa de ter um atleta tão sério e determinado como você!!!!

 

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Esportes de Verão.

Tá de mala pronta pra curtir o verão na praia? Então saiba que lá também você pode praticar um esporte e cuidar da sua saúde além de se divertir e curtir com os amigos.

Veja algumas das opções:


FUT-VÔLEI
Surgiu na praia de Copacabana na década de 1960, e no Rio ficou famoso pela adesão dos craques do futebol de campo. È uma modalidade difícil, o ideal é arrumar um parceiro com experiência. Trabalha muita força de pernas e as vezes, pode sobrecarregar a articulação do joelho. O ideal é praticar no início da manhã ou no final da tarde. Sempre com protetor solar!




SURF
Esporte originário da Polinésia, tem vários adeptos no Brasil. Existem praias que são consideradas o point dos surfistas. Em São Paulo, Maresias é um exemplo. O ideal para quem está começando é procurar uma escolinha, comum na maioria das praias. É fundamental saber nadar. O esporte exige também muita força de braços, costas e ombros. Peça ajuda a um amigo que já pratica para escolher sua prancha e curta as ondas!

VÔLEI DE PRAIA
Adaptação do conhecido esporte das quadras, o vôlei de praia deu muito certo nas areias brasileiras. Além de atrair muitos praticantes, hoje temos os principais jogadores em nossas praias. O jogo oficial é em duplas, mais geralmente suporta até quatro jogadores em cada equipe. A bola se movimenta com menor velocidade em relação a quadra. A musculatura das pernas é muito trabalhada, por isso, cuidado com lesões no joelho.


FUTEBOL DE AREIA
Teve inicio nas praias de Los Angeles em 1992, e no Brasil, tem Júnior (ex lateral do Flamengo) como principal referência. Não tem segredo, é semelhante ao futebol tradicional. O cuidado é apenas na escolha do local onde jogar. Areia muito fofa favorece o surgimento de lesões. E nunca é demais lembrar que, respeite os banhistas, não seja aquele mala que fica chutando a bola nas pessoas que estão tomando sol!


FRESCOBOL
Surgiu nas areias de Copacabana nos anos de 1940. É semelhante ao tênis, a grande diferença é que, de um modo geral, você não joga contra o seu adversário. O ideal é praticar de forma cooperativa, para ambos não se desgastarem muito. Não esqueça de alongar braços e ombros pois a raquete é pesada e os exercícios são repetitivos.




CORRIDA
A tradicional corrida não poderia faltar quando falamos em praia. O ideal é praticar nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. Apesar de estar na praia, procure sempre correr de tênis. Isso vai evitar problemas nas articulações do joelho e tornozelo. Sempre respeite seus limites e aproveite o verão!




Agora é só escolher seu preferido, ou praticar todos, mas sempre lembrando das limitações do seu corpo!!!!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Como surgiu o treinamento em suspensão - TRX

Em galpões, acampamentos e dentro de submarinos, Randy Hetrick e seus colegas dos Navy SEALS necessitavam de uma maneira de se manter em forma para suas missões com espaço limitado e sem acesso a equipamentos de exercício.

Usando material de pára-quedas e uma faixa velha de karatê, Randy criou a primeira versão do TRX® Suspension Trainer, criando assim o início de um novo movimento para o treinamento físico.

Depois de deixar os SEALS para ir atrás de seu MBA, Randy transformou o TRX em uma ferramenta de treino de nível profissional e desenvolveu um sistema eficiente de treinamento com centenas de exercícios que podem ser modificados e usados por indivíduos de qualquer nível de condicionamento e objetivo.

Hoje o CORE 360º traz ao Brasil o programa de educacão do TRX®, usado por atletas profissionais, o exército dos Estados Unidos e pelos principais treinadores do mundo do fitness.

Abaixo segue o link de um video explicativo do TRX®.

http://www.youtube.com/watch?v=SxzQjbJLLJk

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

10 dicas para prática de exercicios no verão.

Nem mesmo o sedentário mais convicto fica imune aos  apelos da prática de exercícios físicos no verão. O calor desperta em todos os  brasileiros a vontade de sair de casa para fazer alguma atividade física ao ar  livre. Nada contra, muito pelo contrário! No entanto, os belos dias  ensolarados podem esconder riscos potenciais à saúde de pessoas de todas as idades e, em especial, aos da terceira idade que têm adotado a caminhada como  um exercício diário.

Para que todos possam aproveitar o verão com  atividades físicas, enumero 10 dicas básicas para garantir saúde e o bem-estar  durante os exercícios. Aproveite o verão!

1. AVALIAÇÃO  MÉDICA
Antes de iniciar a prática de atividades físicas é necessário fazer  uma avaliação médica, incluindo exames como eletrocardiograma e hemograma.  Atenção especial para diabéticos e hipertensos, que devem tomar uma série de cuidados.
 
2. ESCOLHA DO EXERCÍCIO
Parece óbvio, mas a  escolha do tipo de exercício físico é fundamental para que a prática perdure  durante todo o ano. A pessoa deve analisar o seu estilo de vida e avaliar se  tem mais aptidão para exercícios aeróbicos, musculação ou se é melhor iniciar  com uma caminhada. Há inúmeras opções como, por exemplo, aulas de circo. Na  prática, o exercício deve ser um momento de lazer!

3.  HIDRATAÇÃO
A ingestão de líqüidos, isotônicos e água, deve ser prioridade  antes, durante e depois da prática de atividades físicas. Com a alta  temperatura, o corpo perde mais água e sais minerais — inclusive sódio —, o  que eleva o risco de tonturas e mal-estar. Jamais considere nessa lista  bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, já que essas substâncias são diuréticas e aceleram o processo de perda de líqüidos.

4. USAR  ROUPAS ADEQUADAS
É muito natural que com tanta gente nas ruas, parques,  praças e praias, as pessoas queiram caprichar na roupa. No entanto, na hora de  praticar exercícios, vale a elegância da simplicidade. Tecidos que facilitam a  secagem do suor e roupas que não apertam são os mais adequados. Quanto ao  calçado, vale a dica de sempre: tênis!

5. HORÁRIOS CERTOS
Os  exercícios ao ar livre não devem ser realizados em qualquer horário. Os mais  adequados são início da manhã, até as 10 horas, e após às 16 horas. Nesses  horários, o risco de doenças decorrentes da exposição excessiva ao sol — como  câncer de pele — são menores. Além disso, você evita o envelhecimento precoce.  Vale lembrar que o horário indicado é o real, não o horário de  verão!

 
6. PROTEGER A PELE
Um bom protetor solar é um dos  principais aliados da prática de atividades físicas ao ar livre. Na compra,  priorize um bom produto, com fator 30. Na praia, o cuidado deve ser redobrado,  já que a areia branca é refletora dos raios solares.
 
7. RESPIRAR  CORRETAMENTE
A sensação de falta de ar tão comum à prática de exercícios no  verão pode ser evitada se o praticante respirar corretamente. As dicas  são:
- Inspirar pelo nariz, que tem  mecanismos para filtrar o ar e permite uma ventilação mais eficiente e segura. 
- Para expirar, o melhor é  utilizar a boca, o que torna a troca de ar mais rápida, já que a boca é bem  maior do que as duas narinas.
- Quando o esforço é grande, a tendência é  inspirar também pela boca. Quando isso ocorre, o ideal é diminuir o ritmo e  respirar profundamente, contando até cinco, para voltar a inspirar pelo nariz  e expirar pela boca.
- Um dos  pontos mais importantes é o equilíbrio entre a quantidade de oxigênio colocada  na circulação sangüínea pela respiração e o gasto desse oxigênio. Uma dica é  equilibrar pelo número de passadas: quatro para inspirar, outras quatro para  expirar. 

8. ALONGAMENTO
O alongamento é a  palavra-chave para a prática de exercícios físico em todas as estações. No  entanto, o verão faz com que muita gente pense que o alongamento é  dispensável. Vale lembrar que é o alongamento que torna a prática de exercícios mais segura e eficiente, por reduzir o risco de lesões e cãibras.  Para fazer o alongamento, inicie da seguinte forma:
- Apoiar as mãos na parede, flexione o  joelho da perna direita à frente do corpo, enquanto a outra fica estendida  para atrás. Troque a posição, utilizando a perna esquerda.
- Apoiar a ponta do pé direito na beirada da  calçada e deixe que o calcanhar se abaixe. Repita o movimento com o pé  esquerdo.
- Apoiar a perna direita na  parede e direcione o tronco em sentido do pé. Repita o alongamento com a perna  esquerda.
- Sentar-se com os pés juntos  (formato borboleta), deixando que os joelhos caiam para os lados. Mantenha o  corpo ereto, alinhando a coluna.
- Separe as pernas e desça com as mãos em  direção ao chão. Deixe seu corpo relaxar completamente. Não é necessário tocar  o chão.
- Entrelace os dedos e eleve as  palmas das mãos juntas para cima. Eleve os calcanhares durante o  exercício.

9. REGULARIDADE
A prática de exercícios físicos  deve ser regular e durar, no mínimo, 30 minutos. Sem a regularidade é muito  difícil conquistar condicionamento físico! Os exercícios físicos devem ser  realizados de forma regular três vezes por semana, com intervalo entre as  sessões de 24 a 48 horas. Para pessoas com mais de 60 anos, o exercício mais  indicado, no caso de prevenção da osteoporose é a caminhada, que deve ser  realizada por aproximadamente 40 minutos, antecedidos por aquecimento e  finalizados com um alongamento muscular. A intensidade do exercício deve ser  de 60% a 90% da freqüência cardíaca máxima (própria para a  idade), de  preferência avaliada por meio de consulta médica, complementada pelo teste de  esforço.

10. LIVRAR A MENTE DE PREOCUPAÇÕES
Quando sair para  caminhar ou para realizar outros exercícios, deixe as preocupações de lado. A  prática de atividades físicas deve ser encarada como um momento de lazer, de  cuidado com a mente e o corpo. O risco de lesões que são resultados de erros  cometidos por distração é muito grande. Tente cultivar bons pensamentos! 

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Queremos neste NATAL!


Desejar não somente que tenha muitas felicidades neste dia
Mas sim que Milagres te dominem,
E te façam perceber que Natal
Não está somente na virada do dia 24 de Dezembro para o dia 25,
Mas está em todos os dias do ano.
Nesta virada está apenas a concretização de todos os desejos
Feitos durante todo o ano que se passou.
A noite de Natal é fantástica
A cidade fica toda iluminada,
As pessoas sorridentes,
E em instante tudo fica em paz...
O Milagre do Natal
Está no nascimento de nosso salvador
Jesus Cristo,
Ele com toda certeza não deseja um único instante de paz,
Mas deseja que todos tenham um milagre dentro de si.
O céu se ilumina,
Em homenagem a este dia tão sagrado entre todas as famílias.
Os pedidos são de prosperidade, paz e amor...
Mas se Natal é todos os dias do ano,
Por que então deixar para desejar felicidades
Somente em um único dia destes 365???
O Milagre de Natal está no sorriso que no dia-a-dia
Encontramos nas pessoas andando nas ruas,
Nas crianças brincando,
Enfim
O Milagre Natalino está no desejo de cada um de ser feliz.
Pois Milagres existem sim,
Principalmente com tamanha benção de Deus,
Muitas Glórias, Conquistas e Emoções podem ser desejadas
Pois o Natal do dia 25 está chegando,
Faça seus desejos e acredite em todos eles,
Pois estão prestes a se concretizar nesta noite especial...
FELIZ NATAL!!!
E MUITA PROSPERIDADE NESTE DIA
E EM TODOS OS DIAS DO ANO
QUE ESTÁ PRESTES A NASCER!!!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Natal

Final de ano lembra confraternização, árvore cheia de presentes e família reunida à mesa para saborear os pratos típicos desta época. Peru, pernil, rabanadas, bolos, frutas e nozes são algumas das delícias que não podem ficar de fora do cardápio natalino. Mas, organizar a ceia de natal e ano novo requer cuidados que vão desde a compra dos ingredientes, passando pelo preparo até a arrumação da mesa. Quando o assunto é o aproveitamento das sobras no dia seguinte, a atenção deve ser ainda maior. Para que nada estrague sua noite feliz, especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) dão dicas importantes para manter essa refeição longe dos riscos à saúde.

Indo às compras

O pesquisador do Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados IOC, Marcelo Knoff, orienta que as donas de casa dêem preferência aos alimentos congelados e que possuam o selo de qualificação do Serviço de Inspeção Federal (S.I.F.). “É necessário que as pessoas evitem comprar carnes, como o peru e o pernil, em abatedouros duvidosos porque essas carnes, provavelmente, não passaram pela inspeção federal. Além disso, o congelamento é um procedimento que elimina alguns micro-organismos e, diferentemente do que muitos pensam, não faz com que a carne perca o sabor”, explica.

Para o preparo, a dica é que as carnes, principalmente o pernil, sejam pré-cozidos (em fervura) e depois levados ao forno. O pesquisador também alerta que temperos como limão e vinagre não eliminam os micro-organismos presentes no pernil, ao contrário do que muitos acreditam. “O pernil deve ser pré-cozido e posteriormente, levado ao forno para ser bem assado. O cozimento correto da parte mais interna da carne mata os parasitos como os cestóides, inclusive a tênia. Limão e vinagre não os eliminam”, destaca.

Outra dica importante na hora das compras fica por conta dos enlatados, como milho, ervilha, pêssegos, ameixas e outras frutas em calda. A pesquisadora do Laboratório de Fisiologia Bacteriana do IOC, Clara

Cavados, recomenda que frascos e latas estufadas ou amassadas sejam evitados. “As latas, em geral, possuem um verniz interno que protege o alimento do contato com o metal. Se essa lata estiver amassada, o verniz quebra e essa barreira deixa de existir, então, se houver algum micro-organismo presente no metal, o alimento pode ser contaminado”, explica a especialista.

Higiene: a palavra de ordem

A manipulação é considerada uma das principais formas de entrada dos micro-organismos nos alimentos. Por isso, a especialista define a higiene como a palavra de ordem para a manipulação e o preparo dos alimentos. “A dona de casa deve lavar bem as mãos antes de pegar ou preparar os alimentos, já que por meio das mãos mal higienizadas é possível que os alimentos sejam contaminados pela manipulação”, alerta.

As frutas, muito usadas na ceia, também precisam ser higienizadas antes do consumo. Para isso, basta que elas sejam lavadas com água e sabão, e deixadas de molho na água com hipoclorito de sódio (uma colher de chá de água sanitária para um litro de água), de 20 a 30 minutos.

Os utensílios também contam

Na correria para deixar tudo pronto para a ceia, a dona de casa acaba utilizando os utensílios de forma inadequada. Quem nunca cortou um alimento e, logo depois, usou a mesma faca, sem ser lavada, para cortar outro? Como utensílios podem ser fontes de contaminação por bactérias, também merecem cuidados.

Eles podem ser fontes de contaminação cruzada.
“Usar uma faca ou tábua de carne que não foi lavada para cortar vários alimentos, não é recomendado, pois se eles estiverem contaminados podem transmitir a contaminação”, afirma. Para a pesquisadora, utensílios de madeira devem ser descartados. “A tábua de madeira possui poros que podem ser uma fonte de contaminação. Então, o ideal é o uso de tábuas de plástico, que também devem ser trocadas constantemente. A mesma orientação serve para a colher de pau, que também pode reter micro-organismos”, completa. De acordo com a pesquisadora, com esses cuidados, a contaminação cruzada pode ser evitada.

Arrumando a ceia

A ceia está pronta, os alimentos foram bem preparados e chegou a hora de arrumar a mesa. Mas, antes, é preciso atenção para que todos os cuidados com o preparo e manipulação não sejam desperdiçados. Você sabe, por exemplo, quanto tempo os alimentos podem ficar fora da geladeira e quanto tempo resistem à temperatura ambiente? “Os alimentos cozidos possuem uma durabilidade maior porque passaram pelo processo de cozimento, que elimina micro-organismos.

Então, podem resistir mais tempo em temperatura ambiente. Sem o tempero, os alimentos frescos, como as saladas verdes, também podem ficar mais tempo na mesa. Já os alimentos mais perecíveis, como a maionese, só devem ser postos à mesa na hora de serem servidos”, recomenda. A pesquisadora lembra que é necessário que todos os alimentos fiquem cobertos. “A dona de casa precisa ter o cuidado de deixar os alimentos cobertos e protegidos porque os insetos, em geral, são veiculadores de micro-organismos que podem causar intoxicação alimentar”, ressalta.

E as sobras?

Quando a ceia chega ao fim, as sobras precisam ser bem conservadas para que nenhuma surpresa desagradável estrague o almoço do dia seguinte. “As sobras devem ir para a geladeira, embaladas separadamente, em potes plásticos ou cobertos com filme plástico. Como algumas sobras não precisam ser refrigeradas, como é o caso da farofa, é necessário que ela fique bem tampada para evitar a entrada de insetos”, recomenda a pesquisadora.

Se você acordou no dia seguinte e percebeu que a rabanada e o bolo de nozes da ceia estão cheios de formigas, a orientação é que eles não sejam consumidos. “A formiga anda em locais que possuem contaminação, então o ideal é que não se consuma bolos e doces. Além disso, a dona de casa deve sempre pensar que outros insetos também podem ter passado pelo alimento, como as baratas, por exemplo”, alerta.

Como não é possível perceber se o alimento está contaminado apenas no olhar, a pesquisadora dá a dica. “A dona de casa não pode perceber a olho nu se o alimento está contaminado, mas ela pode sentir o cheiro. Então é a velha história, se ela cheirar os alimentos e sentir um cheiro de azedo, é provável que tenha ocorrido contaminação e crescimento microbiano. Portanto, é melhor que ele vá para o lixo”, acrescenta.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Dicas para começar um treino de corrida

Na correria do cotidiano acaba ficando difícil separar um tempinho para cuidar da saúde. Aquelas longas caminhadas, abolidas da agenda diária há muito tempo, consomem um tempo impraticável na vida de quem tem uma jornada de trabalho grande pela frente.

As tradicionais corridas matinais ou de fim de tarde, conhecidas também como cooper, podem ser uma solução saudável para quem quer se exercitar, mas não tem muito tempo disponível. "É importante que um médico seja procurado antes do começo do treino, para que seja feita uma avaliação física", explica o médico desportivo Samir Daher. Ele lembra ainda que pessoas com algumas alterações fisiológicas, como diabetes e pressão alta, podem correr riscos de saúde na prática do esporte sem uma orientação médica adequada.

Certos cuidados devem ser tomados, principalmente por quem nunca praticou algum tipo de esporte.

Confira a seguir algumas dicas e sugestões de especialistas.

Os benefícios da atividade física
- Lembra do estresse e da ansiedade? Pois bem, a prática da corrida ajuda (assim como toda atividade física) a liberação de endorfina (hormônio que propicia a sensação de bem estar) pelo organismo. De bem com a vida, até o desempenho sexual recebe um upgrade.
- Aquelas gordurinhas podem deixar de ser um problema. Com a corrida, a pessoa passa a emagrecer devagar e de maneira saudável.
- Além de aumentar o condicionamento físico, a prática da corrida ainda ajuda a diminuir o índice de colesterol "ruim" no sangue - o que evita o entupimento dos vasos sanguíneos.
- O cooper ajuda no envelhecimento saudável da pessoa. Corre-se menos risco de ter doenças típicas do envelhecimento, como as coronarianas, a hipertensão, diabetes, osteoporose e artrose.
Preparando-se para a corrida
- Roupas leves e claras, que não retenham suor, são as mais indicadas para o esporte.
- Use tênis leves, com sistema adequado de amortecimento e que sejam flexíveis. Cada pé exige um tipo específico de tênis.
- Recomenda-se a ingestão de alimentos leves, sem gorduras, de uma hora e meia a duas antes da atividade física. Terminado o exercício, é necessário que se reponha os nutrientes perdidos, também com uma alimentação leve.
- Procure correr em pisos mais confortáveis, como terra e grama. Asfaltos e esteiras aumentam os riscos de possíveis lesões.
- Alongue-se antes e depois do exercício físico.

Sugestão de treino para iniciantes
Todos os especialistas são unânimes em aconselhar a qualquer pessoa que intente a começar um treino de corrida a pegar leve. Cada um tem seu ritmo próprio e sair correndo meia hora sem parar só ajuda o corpo a ganhar uma série de lesões. Veja a seguir algumas dicas de treinos para iniciantes. Mas lembre-se, é fundamental a avaliação médica antes do início de qualquer atividade física!

Treino 1
1ª Semana: faça caminhadas de 30 minutos, pelo menos três vezes por semana (distribuídos pela semana, por ex: um dia sim, outro não).
2ª Semana:continue caminhando, mas intercale caminhadas diárias de 40 e 50 minutos.
3ª Semana:se você já se sentir adaptado ao exercício, volte para 30 minutos de caminhadas, intercalando 5 minutos andando e 2 minutos de corrida.
4ª Semana: mantenha o tempo total de 30 minutos de caminhadas, mas aumente o tempo das corridas. Você pode variar de 5 minutos de caminhada e 3 de corridas ou 5 minutos de caminhada e 4 de corrida.

Treino 2
1ª Semana: comece caminhando 5 minutos e correndo 5 minutos, intercalando os exercícios durante 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.
2ª Semana: mantenha o ritmo para que seu organismo de adapte ao exercício.
3ª Semana: se você já se sente confortável, aumente para 10 minutos de caminhada e 10 minutos de corrida, durante 30 minutos.
4ª Semana: você pode aumentar novamente o tempo de corrida, desde que se sinta seguro. A idéia é que o aumento seja progressivo, respeitando suas limitações, até que você consiga correr os 30 minutos.

Treino 3
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 9 minutos caminhando e 1 minuto correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 8 minutos caminhando e 2 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
1ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 7 minutos caminhando e 3 minutos correndo. Faça isso duas vezes.
2ª Semana:comece com 15 minutos de caminhada. Depois, intercale 6 minutos caminhando e 4 minutos correndo. Faça isso duas vezes.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Celulite - Como evita-las?

A celulite não é somente acumulação de gordura localizada, nem um problema de saúde, mas também é uma questão de estética. O seu diagnóstico correto é a melhor forma de adequar um tratamento específico para combate-la.

A celulite nada mais  é que o armazenamento de gordura nos adipócitos, que origina um aumento de volume, Pressionando as membranas fibrosas provocando uma reação inflamatória que obstrue todo o metabolismo e origina o efeito casca de laranja.

Tratando-se de um processo dificil de combater, é necessário, de forma a obter os melhores resultados, pensar num plano de ação.

COSMÉTICOS
Em primeiro lugar, os cosméticos tem excelentes resultados contra a celulite, apesar de existir diversas pessoas que não acreditam nos seus resultados, é primordial verificar as substâncias ativas dos cosméticos e antes de aplicá-los, verificar se está com a  pele limpa. Sempre que possível faça uma Esfoliação ou adquira um Gel Douche Esfoliante (que reduz significativamente este processo).

Celulite edematosa ou congestiva simples

A Celulite edematosa ou congestiva simples vem de um estado inicial em que existe muita retenção de líquidos. Esta celulite localiza-se ao longo de toda a perna com características de celulite dura e mole. Nesta fase as pernas incham, surgem nódulos e varizes dolorosas ao tato.

Os cosméticos para este tipo de celulite são os cremes e loções an­ti-celulíticas que tenham ativos drenantes e estimulantes da circulação linfática. Devem ser aplicadas com uma massagem suave em direção ascendente.

Celulite hipertrófica dura

A Celulite hipertrófica dura encontra-se em zonas muito localizadas como a zona lateral das coxas e podem surgir ainda na zona do abdómen e braços. Quando belisca a pele, é dura e compacta e provavelmente é uma região mais fria. São zonas dolorosas e basta uma pequena pancada para fazer uma nódoa negra.

Os produtos para este tipo de celulite são cremes antice­lulíticos com princípios redutores que penetrem de uma forma eficaz. A massagem é suave e ascen­dente, com o auxílio da palma da mão até aumentar a temperatura e facilitar a circulação sanguínea na zona.

Celulite mole

Na Celulite mole existe um predominância de falcidez, como o próprio nome indica. Encontra-se principalmente na zona das coxas, glúteos e ancas. Depois de pressionar com o dedo denota-se um sinal de afundamento, isto é, fica marcada a depressão que se mantêm durante pouco tempo. Para este tipo deve-se utilizar produtos cosmético anticelulíticos com ativos drenantes, refirmantes,adelgançantes que tonificam e alisam.

SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Outra medida para combater a celulite, são os suplementos alimentares, que trabalham internamente no sistema. Tem uma ação drenante e aceleram o metabolismo, de forma a eliminar as toxinas acumuladas, a melhorar a circulação sanguínea e linfática e a diminuir o processo inflamatório.

TRATAMENTOS ESTÉTICOS
No mercado actual existe à disposição novos métodos e novas tecnologias que ajudam a combater a celulite. Denominadas por lipoaspirações não evasivas, através de ultra-sons ou laser para destruir as gorduras e a radiofrequência para tonificar a pele.

(Fonte:Tania em Manual da Beleza)

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

60 Dicas para alimentação saudável.

Se você deseja emagrecer, não sabe por onde começar e pretende partir para o "tudo ou nada", espere um pouco e reflita.Será que vale a pena arriscar a sua saúde para ficar magro rapidamente? Pense bem, será que não é hora de adotar uma alimentação saudável?

O nosso corpo, quando entra em uma alta restrição alimentar, não entende o que está acontecendo. Ele não sabe distinguir se a deficiência energética é porque desejamos ter um corpo mais bonito ou se esperamos ficar mais saudáveis.
Imagine-se no deserto, onde há pouca comida, pouca água. O que acontecerá quando encontrar alimento e bebida? Você sentirá vontade de devorar o mundo e comer tudo que vê pela frente, não é verdade? Nada mais natural, já que o nosso organismo entende que devemos nos preparar para a próxima restrição, armazenando uma parte do que ingerimos, o que dificulta o emagrecimento.

O que isso significa? Que altas restrições alimentares não são boas para você, definitivamente não é alimentação saudável e não irá ajudá-lo a eliminar peso com saúde e muito menos o ajudará no período de manutenção.

Então, esqueça o "tudo ou nada" e siga as próximas 60 dicas para que possa ter uma alimentação saudável e uma vida melhor.

1. Evite dietas milagrosas em que há uma grande eliminação de peso em um curto período de tempo.

2. Não faça uma alimentação baseada em um único tipo de alimento ou nutriente.

3. Mesmo tendo exagerado nos dias anteriores, faça, pelo menos, 5 refeições por dia.

4. Pequenos lanches entre as refeições principais irão evitar a vontade de devorar o primeiro prato que
encontrar pela frente.

5. Não belisque entre as refeições.

6. Esqueça dos snacks (salgadinhos) e da bolacha recheada.

7. Deixe na gaveta do escritório barrinha de cereais, bolacha integral (ingira, no máximo, 3 unidades).

8. Frutas e iogurtes light são excelentes lanches.

9. Se tiver vontade de comer um doce, coma-o. Mas lembre-se: somente um pedaço ou unidade. Isso é
melhor do que devorar uma caixa de bombom no final do dia.

10. Comece sempre a refeição com um caprichado prato de saladas.

11. Evite o uso de óleos para temperar as saladas. Use vinagre ou suco de limão.

12. Macarrão é permitido, mas cuidado com o molho.

13. Molho branco, quatro queijos, bolonhesa são muito mais calóricos quando comparados com o ao sugo.
Portanto, não abuse!

14. Não repita a refeição.

15. Evite beber refrigerantes, mesmo os light ou diet.

16. Evite água gaseificada. Bebidas com gás dilatam o estômago dando uma falsa sensação de saciedade.

17. Bebidas isotônicas devem ser evitadas. São calóricas e, para não atletas, a água ainda é o melhor
hidratante.

18. Prefira sucos naturais.

19. Utilize adoçante nos sucos e no cafezinho.

20. Beba, no máximo, 4 xícaras pequenas de café por dia.

21. Ingira bastante água durante o dia. No mínimo, 1,5 litro ou 8 copos.

22. Leve sempre uma barrinha de cereais na bolsa. Quando bater aquela vontade de comer alguma coisa,
você já sabe a que recorrer.

23. Ingira legumes todos os dias.

24. Coma pelo menos 2 frutas diariamente.

25. Prefira ameixa, melancia, melão, morango que são menos calóricas.

26. Cuidado com as frutas secas. Por serem desidratadas é fácil ingerir mais calorias com as naturais.

27. Ingira carnes menos calóricas como peixe, frango (peito), peru, patinho, contrafilé.

28. Cuidado com o salmão. Ele apresenta mais calorias do que outros peixes.

29. Retire a pele das aves. Ela contém basicamente gordura.

30. Evite atum e sardinha conservados em óleo. Já existe a versão light.

31. Miúdos e vísceras são ricos em gorduras saturadas. Então, minimize o consumo desses alimentos.

32. Retire a gordura visível das carnes, como por exemplo, a da picanha.

33. Evite alimentos fritos. Dê preferência aos grelhados ou cozidos.

34. Embutidos (mortadela, presunto, salame) devem ser evitados.

35. Enlatados são ricos em sódio; por isso, prefira os alimentos naturais.

36. Manteiga, creme de leite, chantilly, massa podre são ricos em calorias e colesterol. Evite-os.

37. Queijos amarelos (mussarela, provolone, prato, parmesão) devem ser evitados.

38. Dê preferência aos queijos brancos como o de minas, frescal, ricota e cottage.

39. Evite as preparações gratinadas.

40. Dê preferência aos alimentos desnatados como leite e iogurtes.

41. Se não tem boa aceitação ao leite desnatado, fique com o semidesnatado.

42. Evite chocolates, inclusive o diet.

43. Ingira alimentos ricos em fibras como legumes, verduras e frutas.

44. Consuma maçã, pêra, uva com a casca.

45. Pizza prefira as menos calóricas como de escarola, rúcula, mussarela. Mas fique somente na primeira
fatia.

46. Tomate seco, por ser conservado em óleo, deve ser evitado.

47. Bebidas alcoólicas são calóricas. Consuma esporadicamente e em pequena quantidade.

48. Uma taça de vinho diariamente faz bem para a saúde. Mas nada adiantará se não tem o hábito da boa
alimentação e é sedentário.

49. Em barzinhos evite os petiscos como amendoim, batata frita, castanha de caju, carne seca ou
salgadinhos.

50. Evite os fast-food. Os alimentos servidos são normalmente ricos em gorduras.

51. Se não tiver saída, prefira uma unidade de cheeseburguer, refrigerante light e batata frita pequena.
Dispense a sobremesa.

52. Em restaurantes por quilo, passe primeiro por todas as opções antes de escolher os alimentos. Isso
evitará exageros.

53. Para a sobremesa, prefira frutas da época.

54. Evite sorvetes de massa. Opte pelo picolé de fruta.

55. Em sorveteria por quilo, prefira os sorvetes de frutas. Passe reto pelas coberturas e chantilly.

56. Nunca vá ao supermercado com fome. Vá sempre após uma refeição. Isso evitará pegar balas,
chocolates e salgadinhos.

57. Não compre alimentos que devem ser evitados.

58. Compare os rótulos dos alimentos e verifique se os light e diet são menos calóricos. Nem sempre isso é
verdade.

59. Nunca acumule a fome. Por isso deixe na geladeira legumes picados (cenoura, pepino, salsão) e gelatina
diet. Eles não prejudicarão o seu emagrecimento.

E, por fim, vale essa dica:

60. Movimente-se!! Caminhar 3 vezes por semana pelo bairro, por 40 minutos cada sessão, irá ajudá-lo a ter mais saúde!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Aprenda a relaxar

O atual estilo de vida acelerado ajuda a acumular no corpo altos níveis de estresse, várias técnicas de relaxamento proporcionam enormes benefícios a saúde.

O relaxamento é a melhor maneira de liberar o estresse diário. Dado que qualquer alteração no estado emocional é acompanhada por mudanças no estado corporal, em tempos de stress é muito importante saber relaxar.

Desta forma, aprendemos a exercer um domínio e controle de nossas funções e respostas.
Relaxamento no cérebro produz os mesmos efeitos fisiológicos do sono. Portanto, um bom relaxamento pode re-energizar da mesma maneira como quando você está dormindo.

Aprenda a respirar

Para atingir este objetivo, técnicas de relaxamento podem ajudar a sua prática continuada. Estas técnicas incluem exercícios de respiração e relaxamento muscular.
Acostume-se a inspirar no momento em que detectar uma maior tensão, o ar vem pelo nariz lentamente e profundamente, chegando ao abdômen inferior. Em seguida, expire pela boca, e sinta a tensão em cada sopro.
Praticada esta respiração torna-se inconsciente, você será capaz de se acalmar a qualquer momento, em qualquer lugar.
A boa respiração irá ajudá-lo a relaxar melhor, porque o stress da vida cotidiana irá desaparecer.
Aprenda a relaxar

Às vezes, as condições para a prática do relaxamento pode não ser a mais adequada. Nesse caso, o ideal é sentar em uma sala silenciosa com os olhos fechados, nenhum ruído, pouca luz, os pés apoiados no chão, as pernas ligeiramente afastadas e os cotovelos na cintura.
No entanto, a posição ideal para relaxar é deitar de costas com os braços esticados sobre o corpo e as pernas ligeiramente afastadas.
Mantendo esta posição, a respiração, repita mentalmente: “Eu sou calmo, e realize uma exposição de cada parte do corpo, da cabeça aos pés.
Desta forma, pode eliminar o estado geral de tensão que nos impede de alcançar o bem-estar, adquirir consciência da tensão muscular que está em nosso corpo, que em muitos casos são desconhecidos.
Benefícios do Exercício

Praticar alguma forma de exercício também ajuda a eliminar as tensões musculares, melhora a função cardíaca, reduz a fadiga causada pelo stress e abre o caminho para a prática de relaxamento.
É muito difícil conseguir bons resultados no início, o relaxamento exige uma prática regular e sistemática e uma atitude positiva.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Pilates, revolucionando as aulas de ginástica

Muito tem se falado sobre aulas de Pilates e seus benefícios. De tanto ler e ouvir a respeito, resolvi fazer uma pesquisa e postar por aqui.

Pilates é um sistema de condicionamento físico, desenvolvido no início do século 20 por Joseph Pilates. Tem como base um programa de exercícios que foca os músculos essenciais para a postura, os quais ajudam a manter o corpo equilibrado.

O método Pilates foi desenvolvido para o condicionamento completo do corpo. Talvez, para um iniciante, ele não dê treinamento cardiovascular suficiente. Porém, uma vez dominado, pilates treina força, tônus e realinha o corpo. As aulas de Pilates evitam alto impacto, muita explosão de força e cargas pesadas para os músculos e esqueleto.

Com o Pilates é possível ter uma barriguinha mais definida, músculos fortes, postura melhor, articulações mais saudáveis e melhora na capacidade de respiração.

Como pode perceber, Pilates veio para revolucionar a ginástica. Chega de ficar levantando pesos, chega de sofrimento. Ficou animado para praticar?

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Dicas para melhorar a saúde no trabalho

Após alguns dias parado, devido ao 4º Lançamento Body Systems, o blog da Alternativa volta com dicas especiais para quem necessita melhorar sua saúde no ambiente de trabalho.

Trabalhar o dia todo sentado, em frente ao computador ou não, pode trazer problemas graves de saúde. Para prevenir lesões mais sérias, a Alternativa buscou uma série de dicas importantes.

Segundo diretora do Instituto de Fisioterapia Analítica, existem dois conceitos de postura. A elegante, que é dada como correta pela maioria das pessoas e a correta, que depende de diversos aspectos para garantir a saúde do profissional.
“É preciso fazer com que as articulações trabalhem corretamente e não prestar atenção apenas ao estético. Elas devem funcionar como um carro regulado, todas encaixadas e agindo com perfeição”.

Apenas sentar na posição tida como elegante não resolve. É necessário ficar atento às dores e problemas já existentes, que devem ser corrigidas com o tempo. Quando a pessoa faz a postura correta e sente dor, ela deve ajustar suas articulações com fisioterapia analítica, para que seu corpo possa funcionar direito.

A Fisioterapia Articular analítica trabalha com métodos de normalização articular manual. O conceito, conhecido como Sohier, chegou ao Brasil há 10 anos e procura melhorar a estabilidade do aparelho locomotor.

Confira as dicas para melhorar a postura e a saúde no trabalho:

- Ao sentar, a pessoa deve posicionar o tronco em uma posição reta em relação ao encosto da cadeira. Os dois pés devem tocar o chão e as pernas não devem estar cruzadas, isso pode criar desajustes na bacia. Pessoas menores podem usar apoios específicos para os pés. Tente não escorregar para a frente da cadeira com o passar do dia.

- Cadeiras giratórias são ótimas opções. Ela faz com que você gire o corpo todo de uma vez. Cadeiras fixas vão pedir movimentos de apenas algumas partes do corpo, como uma torção na coluna, por exemplo. Isso pode causar atrito entre as vértebras que podem comprimir nervos e desgastá-las, causando hérnias e dores ciáticas.

- A altura das telas deve estar ajustada ao seu tamanho. O ideal é que os monitores fiquem ajustados horizontalmente em relação ao seu rosto, e centralizado diante dos olhos. A curvatura da região cervical por causa de telas muito baixas, como notebooks em uma mesa por exemplo, pode causar compressão da raiz nervosa, causando hérnias, sensação de fadiga e formigamento dos braços.

- Posições erradas das articulações, como a dos cotovelos, podem causar problemas na enervação dos braços. Nesse caso específico o ideal é deixá-lo em um ângulo aproximado de 90 graus em relação à mesa, repousando a antebraço para evitar que o ombro tenha que sustentar o braço ao longo do dia.

- O punho também deve ficar em uma posição neutra, ligeiramente elevado em relação á mesa para criar uma situação ideal para a digitação. Um punho muito reto pode prejudicar a movimentação. O ideal é a utilização do apoiador para deixar a mão confortável.

- Se você vai mexer em arquivos ou gavetas, lembre-se que é importante dobrar os joelhos e com a coluna bem firme. Evite o esforço de “arredondar” a coluna para frente.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

4º Lançamento Body Systems na Alternativa

Quatro vezes ao ano acontece o lançamento Body Systems, nas academias que possuem os programas. Neste lançamento são feitas novas coreografias para cada programa. O pxóximo lançamento da Alternativa, o quarto deste ano, será nos dias 13 e 14 de dezembro, nas duas sedes (São Luis e República).

Os lançamentos sempre abordam um tema diferente. A unidade São Luis, para este lançamento, trará o tema "Natal Havaiano Solidário", onde , além de trazer a diversão do natal mesclado com o Havaí, coletará alimentos não-perecíveis que serão doados ao asilo Padre Cacique.



Na unidade República o foco foi parecido, porém não utilizou o natal como tema e sim o tema "Aloha - Luau Alternativa", onde todas as aulas terão o clima deum luau na beira da praia, com clima de diversão e festa.


Os lançamentos sempre movimentam os alunos da ginstica e muitas vezes trazem o pessoal da musculação, que ficam adimirados com todas as coreografis, para dentro da sala.

Fica a dica, quem quiser participar dos lançamentos está convidado, é só compparecer a uma das Sedes da Alternativa no clima das aulas.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Treinamento Funcional ajudando corredores.

O treinamento funcional é um método de treinamento físico que objetiva a melhora da aptidão física relacionada à saúde à performance e à prevenção de lesão músculo-esquelético. Diferente do treino tradicional de musculação, que foca na melhora de apenas uma capacidade física (no caso a força muscular, requisito fundamental para qualquer corredor), o treino funcional compreende a união e o desenvolvimento de várias capacidades físicas concomitantemente.

Em um único exercício, podem ser trabalhadas capacidades como: equilíbrio, força, flexibilidade, resistência, coordenação e a velocidade. Além disso, o treinamento funcional promove o trabalho e o fortalecimento de músculos menores e mais profundos que garantem a estabilidade de articulações como a do tornozelo e do joelho, que muitas vezes o treinamento exclusivo de musculação não consegue atingir.


No exemplo da imagem ao lado, o exercício “Stiff”, a instabilidade gerada pela plataforma faz com que se trabalhe, além da musculatura posterior da coxa, da região lombar e dos glúteos, toda musculatura intrínseca da região do tornozelo e joelho, fortalecendo-as. Dessa forma, quando o corredor, no treino ou na prova, estiver em um terreno irregular, com depressões ou buracos, a probabilidade de desenvolver alguma lesão decorrente de torções, distensões ou estiramento muscular reduz significativamente.

Além disso, para se manter em cima da rampa, é preciso contrair o abdômen. Exercícios como esse, realizados sobre rampas instáveis, no jump ou na bola fortalecem além de toda musculatura da coxa, o tronco, as articulações e desenvolve ainda a concentração e a coordenação motora.

O treinamento funcional sempre vai usar recursos extras para o seu exercício. Por isso, cuide da sua musculatura e das suas articulações. Mas lembre-se, antes de aderir ao treinamento funcional procure o acompanhamento de um professor de educação física.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Programas Body Systems

Para quem ainda não conhece a Alternativa, ou por ventura não conhece alguma de suas aulas, segue abaixo um video que mostra os programas da Body Systems que a academia Alternativa possui.


São aulas coreografadas, algumas com ritmo frenetico e outras bem tranquilas. É só conferir as que mais lhe agradar.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Alimentação adequada

Todo ser vivo necessita de substâncias e elementos para o seu desenvolvimento.
E o estado de saúde do ser humano está diretamente relacionado com a sua alimentação, ou seja, as substâncias alimentares que serão ingeridas, transportadas, utilizadas e eliminadas pelo organismo.
Neste texto, você encontrará princípios básicos de uma alimentação balanceada, rica em proteínas, sais minerais, vitaminas e carboidratos. Com isso, esperamos atingir nosso objetivo: que você tenha uma vida cada vez mais saudável.

ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

A alimentação, que é a fonte de nutrientes para o corpo, pode transformar-se em fonte de doenças quando mal orientada. As doenças, neste caso, surgem por vários motivos sucessivos: o tipo do alimento ingerido, as combinações realizadas, a quantidade do
alimento e a quantidade utilizada.


DICAS:

- Evitar o uso de café preto, mate, refrigerantes e chocolate - Evitar bebidas alcoólicas
- Ingerir bastante água
- Não fazer uso de carnes embutidas, defumadas ou salgadas
- Evitar enlatados
- Equilibrar o consumo de gorduras
- Usar sal e açúcar com cautela - Fazer uma alimentação balanceada, com proteínas, glicídios, lipídios, vitaminas e minerais
- Evitar alimentos à base de refinados
- Usar alimentos com fibras
- Ingerir alimentação recém- preparada, com produtos frescos e feitos de forma adequada
- Manter a higiene dos alimentos, lavando bem e protegendo de insetos
- Não alimentar-se em excesso
- Alimentar-se com regularidade
- Evitar frituras
- Não ingerir alimentos de procedência desconhecida
- Mastigar bem os alimentos
- Inclua na dieta frutas e verduras, sendo algumas cruas.

(Fonte: Portal Golden Cross)

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Treinar ou dormir?

Quem nunca ficou com a consciência pesada por “matar” um treino matinal? Afinal, a preguiça é um dos “sete pecados capitais” e sucumbir às suas tentações nos infere um enorme sentimento de culpa.
Força de vontade, determinação e superação. Seu corpo pede descanso, mas você não cede! O sono existe, mas a vontade persiste! Assim se comportam os campeões, certo?
Errado! Nem sempre as nossas respostas fisiológicas obedecem aos nossos planos pré-estabelecidos. Se você tem sono e seu corpo “pede para dormir”, o melhor a fazer é seguir as suas sensações e aumentar o seu tempo de descanso. Sentir-se “quebrado” ao acordar pode significar que o seu tempo de recuperação não foi suficiente para regenerar os sistemas orgânicos envolvidos em suas tarefas diárias e nas suas sessões de treinamento.

Não podemos deixar de considerar que o exercício físico representa uma carga adicional de stress ao organismo. Apenas após um período de recuperação adequado, essa carga poderá gerar adaptações positivas ao praticante, melhorando a sua qualidade de vida e a aumentando a sua aptidão física. Na literatura científica, esse fenômeno é conhecido como “supercompensação”. Por outro lado, a aplicação de uma nova carga de treinamento em um momento inoportuno potencializa as reações orgânicas de stress, produzindo uma série de reações prejudiciais ao rendimento físico e, principalmente, à saúde.
E qual a relação do sono com a recuperação? O sono nada mais é do que uma estratégia utilizada por nosso organismo para maximizar os mecanismos de regeneração. Enquanto dormimos, o sistema nervoso autônomo (involuntário) se encarrega de renovar e aumentar nossas reservas fisiológicas de adaptação, preparando-nos para enfrentar o dia seguinte. Déficits na duração e na qualidade do sono geralmente estão associados ao aparecimento dos estados de overtraining e às alterações bruscas no sistema imune, fato que reduz nossa capacidade de evitar as chamadas “doenças oportunistas”.
Por tudo isso, nos últimos anos, o estudo do comportamento do sistema nervoso autônomo durante o sono vem recebendo uma especial atenção dos pesquisadores envolvidos nas ciências da saúde. Através dos estudos atuais, podemos afirmar que “uma noite bem dormida” é tão importante quanto uma boa sessão de treinamento. Não existe nenhuma condição de aumentar seu desempenho esportivo e, sobretudo, melhorar seu estado geral de saúde, sem um perfeito equilíbrio entre estímulo e recuperação.
Portanto, desde que você tenha o perfeito discernimento entre preguiça e necessidade, não se sinta culpado por escutar o seu corpo e desconsiderar o toque do despertador. Muitas vezes, o seu relógio biológico não está sincronizado com seu relógio de cabeceira. E, nessas horas, vale à pena seguir os seus instintos fisiológicos!

(fonte: http://www.taeq.com.br/)

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Exercícios Para Emagrecer e Perda de Peso

Exercícios para emagrecer poder ser a chave para o controle de peso bem equilibrado pois, nosso peso é dado pelo consumo de energia (alimentação) ea quantidade de energia que nosso corpo queima (atividades físicas). Para emagrecer, você tem que queimar mais calorias do que você consome.
Exercício e perda de peso

O exercício físico é uma forma essencial para fazer isso. Quando você se exercita regularmente, fortalece os músculos. As células musculares queimam mais calorias do que as células de gordura ao longo do dia, mesmo enquanto está em repouso. Isso ajuda a aumentar o metabolismo.
A quantidade de exercício necessário para fazer a diferença no seu peso, depende de quanto você come e qual é a atividade que está fazendo. A médias adulto teria que andar mais de 48 km (30 milhas) a queimar 3.500 calorias, o equivalente a um quilo de gordura, embora isso possa parecer muito, você não tem que andar a 48 milhas de uma vez. Ande uma milha por dia durante 30 dias vai obter os mesmos resultados desde que você não come mais do que o normal.
Se você comer 100 calorias por dia a mais de suas necessidades do corpo,o aumento de cerca de 10 quilos em um ano é eminente. Você para perder peso deve ou manter fazer 30 minutos de exercício para emagrecer moderados diários. Junto com combinação de exercícios faça também uma dieta para emagrecer essa sem duvidas é a melhor maneira de controlar o peso.

Exercício aeróbio

O exercício aeróbio é um exercício em que você está constantemente movendo um grande grupo muscular como pernas, braços e quadris por um período de tempo. Sua freqüência cardíaca torna-se mais rápido e sua respiração se torna mais profundo e mais rápida. Todos os adultos devem receber 2 horas e meia de propagação exercício aeróbio durante uma semana, mas deve ser pelo menos 10 minutos a uma hora. Se você não está fazendo isso, tente começar devagar e ir aumentando o ritimo por semanas ou até meses. Andar a pé pode ser um bom exercício para começar. A cada semana aumente o tempo que você gasta com a atividade, faça isso com mais freqüência ou adicione uma segunda atividade. Você pode aumentar a velocidade de seus exercicios ou a dificuldade dos mesmos, como escalar montanhas.

REFORÇO

Todos os adultos devem exercer para fortalecer os músculos pelo menos dois dias por semana. Essas atividades podem incluir push-ups, sit-ups, o uso de faixas de resistência ou de levantamento de peso. Certifique-se de fazer exercícios para emagrecer que trabalham todas as partes do corpo.
Se você estiver fazendo um programa regular de treinamento de força (musculação), os músculos podem ficar maior. Você pode aumentar o seu peso total, porque os músculos pesão mais que gordura. No entanto, suas roupas se adaptem melhor e corpo provavelmente será mais tonificado. Sua composição corporal é um melhor indicador de saúde global do que o número na escala.
Se você seguir adquirir uma técnica apropriada, a maioria das pessoas de qualquer idade podem levantar pesos sem nenhum problema. No entanto, é importante verificar com seu médico antes de iniciar o treinamento com pesos. Além disso, consultar um técnico experiente ou personal trainer antes de iniciar um programa de levantamento de peso. Isso pode ajudar a prevenir lesões e perda de força e resistência muscular que ocorre com repouso e inatividade.
O exercício físico regular, mesmo a pé, reduz o risco de:
- Ansiedade
- Depressão
- Hipertensão
- Obesidade
- Osteoporose
- O exercício também melhora os níveis de HDL (colesterol bom).

Você deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar qualquer nova forma de exercício para emagrecer.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Apresentação

Galera!!

Começa agora o novo Blog da Academia Alternativa.
Aqui você vai encontrar dicas variadas de saúde, dicas de alimentação, de ginastica e muculação.
A academia Alternativa vai disponibilizar a todos os leitores um apoio para sua vida social e profissional abordando temas relevantes a sociedade e a sustentabilidade.
Assumindo desde 2008 o compromisso com o meio ambiente, a academia Alternativa estará sempre buscando novas fontes renovaveis para que está luta a favor da sustentabilidade continue, mas sem esquecer da vida saudavel, porque afinal, uma coisa leva a outra.
O nosso desejo é que você, além de ter uma boa leitura, aplique as dicas e conceitos que aqui serão passados, para sua vida.