segunda-feira, 5 de março de 2012

Pós-verão: Cuidados com a pele.


Termina o verão e, além das boas lembranças dos passeios na praia, dos mergulhos na piscina,
surgem na pele os resultados, nem tão agradáveis, dessa gostosa estação do ano.

Isso porque a pele sofre com os efeitos dos raios ultravioleta, do mar, da piscina, do calor e,
acreditem, do uso dos filtros solares. Podem surgir manchas causadas pelo Sol, ressecamento
da pele, alergias, micoses e até acne. É hora, então, de recuperar a pele. Algumas orientações:

Manchas - o tratamento das manchas causadas pelo Sol pode ser feito com produtos de uso diário, como cremes ou géis contendo ácidos. Quando necessário, podem ser associados a peelings e aplicações de laser. A melhor época para a realização desses procedimentos é no outono e no inverno (de abril a setembro), quando fica mais fácil se proteger do Sol.

Ressecamento - para melhorar o ressecamento da pele, recomenda-se que o banho seja morno e rápido, já que a água quente resseca ainda mais a pele. De preferência, utilizar sabonetes próprios para pele seca. Após o banho, aplicar cremes ou loções hidratantes.

Alergias e micoses - são muito comuns após o verão. Geralmente surgem manchas vermelhas, brancas ou acastanhadas, às vezes com descamação e coceira. É importante fazer o diagnóstico correto com o especialista para o tratamento adequado.

Acne - o uso de filtros solares é muito importante no verão, mas um dos efeitos colaterais que pode aparecer é a acne. Isso acontece porque alguns produtos são mais oleosos. O primeiro passo é substituir o filtro solar em creme por um que seja gel, gel-creme ou loção “oil-free”. Além disso, pode ser necessário tratar a acne com um dermatologista.

Com esses cuidados pós-verão, podemos minimizar as “lembranças” que o Sol deixa na nossa pele

Nenhum comentário:

Postar um comentário