quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Óleo de Cozinha: Você está descartando certo?



Sabe o óleo de cozinha, de soja, girassol ou canola, por exemplo, freqüentemente utilizado em frituras. Pois bem, sem falar no mal que o excesso pode causar ao organismo, ele também faz um enorme mal ao meio ambiente se jogado pelo ralo da pia, pois provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento.

Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.

Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Para evitar que o óleo de cozinha usado seja lançado na rede de esgoto,  cidades, instituições e pessoas de todo o mundo têm criado métodos para reciclar o produto. As possibilidades são muitas: produção de resina para tintas, sabão, detergente, glicerina, ração para animais e até biodiesel.

A academia Alternativa, sempre engajada em ações sociais, virou adepta a coleta de óleo de cozinha, disponibilizando em suas duas sedes um posto de coleta, que é recolhido semanalmente por uma empresa responsável pela reciclagem.

Para quem ainda não sabe o que fazer com seu óleo de cozinha, aí vai os endereços das duas sedes para que você possa descartar seu óleo com segurança sem prejudicar o meio ambiente. O primeiro é Rua São Luís, 444, bairro Santana (fone: 3061.2966) e o segundo é Rua da República, 524, bairro Cidade Baixa (fone:3211.0524).

O óleo deve ser trazido, de preferência, em uma garrafa Pet ou em recipiente de vidro.

Se nenhuma das sedes da Alternativa está próximo a você, procure o local mais próximo para descarte de óleo.

(fonte: http://www.ecodesenvolvimento.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário