terça-feira, 6 de setembro de 2011

BODY PUMP: História e benefícios da prática.

Programa com barras e anilhas, que proporciona ganho de força e definição muscular. Aula consiste em séries de exercícios para cada grupo muscular, em um gasto médio de 500 calorias, com rápida queima de gordura. Ações simples, descomplicadas e com baixo grau de impacto com barras e anilhas compõem o BODY PUMP, programa da Les Mills International implantado no Brasil pela Body Systems em 1997.

Criada com a finalidade de trabalhar os músculos à exaustão em treinamentos com pesos, a aula de 60 minutos consiste em no mínimo 100 repetições de exercícios para cada grupo muscular, em um gasto médio de 500 calorias. A sessão começa com exercícios de pernas, quadríceps e glúteos. Depois, peito (peitorais), seguido do alto, médio e baixo dorso. Uma vez aquecido o tronco, é a vez dos braços (bíceps e tríceps) e dos ombros (trapézios). A atenção retorna às pernas, para a parte final do treino, quando a aula termina com abdominais, alongamentos e relaxamento. O BODY PUMP é o primeiro programa de treinamento com barras e anilhas na sala de ginástica. Ele não promove aumento excessivo da massa muscular, pois desenvolve somente a tonificação dos músculos. Os resultados são programados e a queima de gordura ocorre de forma rápida. Atraente para mulheres e homens de todas as idades, esse treinamento é ideal tanto para as pessoas que estão iniciando uma atividade física, devido a seu baixo grau de complexidade, quanto para aquelas que já praticam alguma atividade e que procuram uma aula motivante com intensidade regulável em um ambiente de alta motivação e prazer. Os resultados mais notáveis obtidos em uma aula de BODY PUMP é o enrijecimento, a definição muscular (que é a diminuição da gordura corporal e pequeno aumento do musculatura) e a tonificação dos músculos.Recordista absoluto de audiência em 6.500 academias de 50 países, esta aula proporciona ganhos de força, resistência, postura e definição muscular para mais de 3 milhões de praticantes no mundo, graças à simplicidade, resultados e o alto astral dos professores.

HISTÓRIA

O Bodypump nasceu em Auckland, na Nova Zelândia. O conceito foi criado por Phillips Mills e uma equipa de coreógrafos em 1990, com o objectivo de atrair os homens para fora das sobrelotadas salas de musculação e para dentro das salas de aeróbica. Longas experiências ao longo dos anos desenvolveram a estrutura das aulas e a sua técnica levando ao Bodypump de hoje. As pessoas aderiram bastante incluindo as mulheres que anteriormente só praticavam aeróbica e os homens que procuravam um desafio atlético.

O que é o Bodypump?

O Bodypump é uma aula de 45-60 minutos sem impacto e feita para dar ao seu corpo um treino completo usando barras e pesos ao som da música aula dada para um grupo de pessoas por um instrutor qualificado para o mesmo.
A aula começa pelo aquecimento geral do corpo todo e em seguida trabalha-se cada músculo do corpo específico acabando por trabalhar o corpo inteiro. Toda a técnica é baseada na técnica de levantamento de pesos usando pesos moderados e altas repetições para poder tonificar bem os músculos sem o uso de grandes cargas. Todo este exercício leva a um corpo magro e bem tonificado.
A aula começa com exercícios de pernas, quadríceps e glúteos. Depois o peito em seguida as costas, os braços e por fim os ombros e volta-se ao principio repetindo. No fim do treino temos os abdominais os alongamentos e o respectivo relaxamento. Os alongamentos são muito importantes pois servem para preparar os músculos e as articulações dando mais elasticidade aos tendões e as fibras musculares e com isso evita-se muitas lesões e ganha-se mais flexibilidade.

Os benefícios do Bodypump

O mais atrativo do Bodypump é que os seus resultados são rápidos, é um desporto alegre pois é ao ritmo da música, é feito em grupo pois assim torna-o mais agradável. Mas para alem destes benefícios ainda há outros, por exemplo: é simples e eficaz, podem participar na mesma aula alunos de varias idades e níveis físicos diferentes, Condicionamento e tonicidade muscular, aumento do metabolismo, e um treino com ritmo ao som da música.
- Produção de hormônios responsáveis pelo bem estar, confiança, força e entusiasmo;
- Aumento da densidade óssea;
- Condicionamento e tonicidade muscular;
- Aumento do metabolismo;
- Melhorias cardiovasculares;
- Aumento da capacidade para queimar gorduras;
- Resistência funcional para atividades do dia-a-dia;
- Auxilia no rejuvenescimento do corpo.

Quem pode praticar o Bodypump

Todas as pessoas podem praticar o Bodypump. As barras e os pesos permitem todos os níveis de força e condição física e à medida que se vai progredindo o peso pode ser devidamente acrescentado de forma a tirar os melhores resultados.

Resultados

O Bodypump visa trabalhar dois sistemas do nosso corpo:
O sistema aeróbico, que usa oxigénio para queimar gordura e hidratos de carbono.
O sistema anaeróbico que actua quando há treinos com grande intensidade, o que permite aos músculos trabalhar mais em menos espaço de tempo, como os músculos são responsáveis pela combustão energética, quanto mais activo for o nosso tecido muscular mais calorias queimamos. O treino feito nas aulas de Bodypump faz com que o seu metabolismo aumente bastante e os resultados obtidos são significantes.

Um comentário: