Hoje ter uma vida saudável está diretamente associada à prática de exercícios físicos. Por todo o Brasil disseminam-se praças, quadras de esportes, pistas de caminhada e corrida e academias de ginástica, favorecendo este hábito. O problema é que o aumento do número de praticantes esportivos também tem levado a uma elevação do número de pacientes em clínicas ortopédicas.
Entre as lesões mais comuns nos esportistas iniciantes estão estiramentos musculares, distúrbios de postura, entorses ou torções nas articulações e o rompimento de ligamento. Gerardo Vasconcelos, ortopedista especialista em medicina esportiva, afirma que esse aumento no número de pacientes com lesões causadas por exercícios físicos tem várias causas, como a falta de orientação correta na prática do exercício, a execução errada dos movimentos e a mais comum, a falta de respeito aos limites do corpo.
Segundo o médico a primeira atitude de quem deseja iniciar uma atividade física deve ser a procura de um médico e de um educador físico para a realização de um check up e de uma avaliação física. “Essas duas medidas devem ser tomadas independente da idade, mas principalmente para pessoas acima de 40 anos”, explica.
O médico e o educador físico devem ser consultados para que se tenha uma visão geral da saúde do indivíduo. Eles não só orientarão sobre o exercício correto a praticar, como também sobre a forma correta como deve ser praticado o exercício, como freqüência, carga e melhor horário para a atividade.
Ele conta o caso de uma paciente, na faixa de 25 anos de idade, que resolveu iniciar uma atividade física sem orientação médica. Ela resolveu realizar caminhadas junto com uma amiga, da mesma faixa etária, mas que já praticava o exercício há alguma tempo. No primeiro dia elas caminharam 6 km. A amiga já tinha costume de andar tanto, mas a novata estava iniciado. Resultado: ela teve dores musculares intensas e febre alta. Sintomas de que quem extrapolou os limites do corpo.
“Principalmente para quem está iniciando a atividade física a principal regra é respeitar o seu limite. Cada pessoa tem condições físicas de suportar uma certa quantidade de exercícios físicos e é preciso ir descobrindo esse limite aos poucos. Por isso, o ideal é iniciar com atividades leves e aos poucos ir aumentando a carga. ”, diz o ortopedista.
De acordo com Gerardo Vasconcelos algumas dicas ajudam a manter a saúde do corpo durante a prática esportiva. “Teresina tem um clima muito quente, por isso os exercícios físicos devem ser realizada em horários com temperatura mais baixa, e de preferência, sempre nos mesmos horários do dia. Outra dica é procurar pisos lisos, a utilização de roupas e calçados adequados, bem como a realização de alongamento e aquecimento antes do início dos exercícios”, ressalta.
(Fonte: Viviane Menegazzo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário